Africa Basquetebol

17 outubro 2012

ANGOLA : Torneio Victorino Cunha termina hoje no CODENM


As formações do 1º de Agosto e do Petro de Luanda centralizam hoje, no Pavilhão do CODENM, as atenções da última jornada da quarta edição do Torneio Victorino Cunha em basquetebol sénior masculino. Depois de se terem defrontado em solo moçambicano, com o triunfo a sorrir para os militares, que venceram por mais de 20 pontos, as duas equipas voltam a jogar naquele que é o primeiro clássico da época desportiva 2012/2013.
Apesar de começar mal a competição, a equipa militar, agora sob comando do técnico Paulo Macedo, vai procurar encerrar com vitória a competição que visa homenagear a figura do professor Victorino Cunha, pelo contributo dado para o desenvolvimento do basquetebol angolano.

O Pavilhão do CODENM vai escaldar logo mais, já que estão em confronto duas das melhores equipas da actualidade. Paulo Macedo tem à disposição as principais unidades, onde pontificam nomes como Carlos Almeida, Joaquim Gomes “Kikas”, Felizardo Ambrósio “Miller”, Reggie Moore, Armando Costa, Mário Correia, Hermenegildo Santos, entre outros. À semelhança do que aconteceu no zonal VI, prova disputada em Maputo, os militares vão procurar repetir a proeza na partida de mais logo, que tem apito internacional. Depois de terem sido vergados em Moçambique, os petrolíferos da capital, agora sob liderança do técnico camaronês Adingonou, vão com a missão de poder alcançar a tão almejada desforra.

Liderada por Carlos Morais e Paulo Santana, a equipa do Eixo-viário vai montar uma estratégia de forma a não ser surpreendida mais uma vez pelo arqui-rival, 1º de Agosto. Uma grande partida se perspectiva para logo mais, entre militares e petrolíferos. O Petro de Luanda é nesta altura o actual campeão em título do Torneio Victorino Cunha.

VENCEU OS POLÍCIAS
Petrolíferos assumem liderança

A equipa do Petro de Luanda assumiu a liderança da quarta edição do torneio do torneio Victorino Cunha, com quatro pontos, ao derrotar ontem, no Pavilhão do CODENM, o Grupo Desportivo Interclube, por 75-81, em partida referente a segunda jornada da referida competição. Ao cabo dos primeiros 24 minutos, os petrolíferos de capital perdiam por 29-38. Apesar da vitória, o Petro de Luanda, campeão em título da prestigiante competição, sentiu imensas dificuldades, fundamentalmente, nos dois primeiros períodos, fruto da maior organização defensiva dos polícias que estiveram igualmente eficientes no ataque. No primeiro período, os pupilos de Aberto de Carvalho "Ginguba" venciam por cinco pontos de diferença (17-22).

Os polícias voltaram a dominar o segundo quarto, ao anotarem 16 pontos, contra 12 do seu opositor, o que perfez 29-38, a favor do Interclube. Na etapa complementar o camaronês ao serviço do Petro de Luanda alterou a sua defesa, tendo optado numa deseja pressionante homem, facto que causou alguns embaraços a equipa da polícia que perderem no parcial por 29-22, mas, conseguiu terminar na liderança do placard (60-58). Sem Carlos Morais, por lesão, o Petro foi liderado pelo camaronês Parait Moto, que anotou 19 pontos, sendo por isso, o cestinha do desafio. Os petrolíferos da capital voltaram a superiorizar-se no último quarto, tendo fixado o resultado final em 81-75.

Ainda ontem, para a conclusão da segunda jornada, a equipa do 1 de Agosto que perdeu na ronda inaugural, frente ao Interclube, por 78-89, derrotou o Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, por 91-66. Com esta vitória os militares estão na terceira posição, com três pontos, atras do Interclube, que ocupa a segunda posição, com igual número de pontos (três). Libolo esta em ultimo lugar, com apenas dois pontos. O momento mais alto aconteceu quando Miguel Pontos Lutonda se despediu das quadras, tendo recebido uma grande ovação do público presente.
MELO CLEMENTE
 
SEGUNDA JORNADA
Interclube e Libolo antecipam clássico
As equipas do Interclube e Recreativo do Libolo medem forças hoje, a partir das 16h00, no Pavilhão do CODENM, em partida que abre a última jornada da quarta edição do Torneio Victorino Cunha. Depois de ter vergado na ronda inaugural o 1º de Agosto, por 78-89, os pupilos de Alberto de Carvalho “Ginguba” vão procurar surpreender o grémio da vila de Calulo, equipa que anda muito distante da sua forma desportiva. Sem o base Milton Barros, lesionado, o jogo ofensivo dos polícias tem sido conduzido pelo veterano Edmundo Ventura, que tem sido muito bem acompanhado pelo extremo poste Roderic Neally, americano de nacionalidade. O Libolo, que nesta altura procura o entrosamento, a julgar pela entrada de novos jogadores, vai tentar bater a equipa adstrita à Polícia Nacional. O equilíbrio deve ser a tónica dominante do desafio.
MC