Africa Basquetebol

04 agosto 2012

MOÇAMBIQUE : AFROBASKET DE SUB 18 - Selecção Nacional prepara-se na RAS


A SELECÇÃO Nacional de Basquetebol de Sub-18 partiu ontem à tarde rumo à vizinha África do Sul, onde vai cumprir um estágio pré-competitivo até ao próximo dia 11 tendo em vista o Campeonato Africano da modalidade, que o país vai acolher de 18 a 25 deste mês.
Maputo, Sábado, 4 de Agosto de 2012:: Notícias

 
Na terra do rand a Selecção Nacional vai realizar quatro partidas de controlo, todas com equipas seniores da primeira Liga sul-africana de basquetebol.
Segundo Renato Bambo, da Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB), o estágio naquele país vizinho visa conferir ao combinado nacional uma maior coesão do grupo, assim como rodagem aos atletas.
Ao todo são 15 atletas convocados para o estágio, nomeadamente Carlos Chirindza, Govinde, Nongilal, Helton Xiluva, Jorge Tomé, Yuri Chambal, Castro Vilanculos, France Ngoke, Hugo Martins, Cláudio Bunguele, Dário Marques, Jonas Faduco, Edilson Tivane, Polário Cielo e Teodoro Mabjaia.
De acordo com Bambo, optou-se por um estágio fora do país porque não há pavilhões em condições ou livres neste momento ao nível da cidade de Maputo. O do Maxaquene está em obras e os do Desportivo e Académica estão a acolher outras provas.
Por outro lado, a preparação no país vizinho visa conferir um espírito competitivo à rapaziada, ou seja, para não perderem o ritmo competitivo os atletas terão apenas um dia para ver as respectivas famílias, logo após o regresso a Maputo. No dia seguinte serão concentrados no hotel até o início do “Afrobasket”.
Salientar que esta é a terceira vez que no nosso país irá acolher o campeonato africano desta categoria, depois de 1980 e 1988. Esta edição contará com a participação de 12 nações, nomeadamente Moçambique, Angola, RD Congo, Costa do Marfim, Gabão, Mali, Gana, Marrocos, Ruanda, Senegal, Tunísia e Egipto, que é campeão em título.
A grande surpresa nesta edição é a ausência da Nigéria, equipa com mais títulos conquistados, mas que não conseguiu se qualificar na sua zona. Outra ausência digna de realce é a da selecção camaronesa.
Em princípio a FMB queria que o “Afrobasket” fosse disputado no Pavilhão do Maxaquene, mas agora surge a incerteza, uma vez que está em obras: O plano B são os pavilhões do Desportivo e da Académica.Frisar que os dois primeiros classificados qualificam-se automaticamente para o Campeonato do Mundo de Sub-18 que terá lugar próximo ano, num país ainda por indicar.