Africa Basquetebol

02 agosto 2012

J.O. - Nigéria apura-se para os quartos-de-final


Londres (Dos enviados especiais) - A selecção da Nigéria de basquetebol masculino, repescada para o torneio olímpico, é a quarta classificada da sua série, com os mesmos pontos do segundo e do quinto, numa série em que se apuram os quatro primeiros para os quartos de final.
A série A do torneio de Londres tem a liderança invicta dos EUA, com quatro pontos e a única selecção sem derrotas, enquanto no extremo oposto, a Tunísia só com derrotas tem dois pontos na sexta e última posição.
Hoje, a Nigéria defronta o líder e a Tunísia o vice-líder, Argentina, em jogos da terceira jornada a disputar-se na Arena de basquetebol.
Os terceiros classificados do Afrobasket Madagáscar2011 obtiveram a única vitória até ao momento diante do campeão africano em título, Tunísia na ronda inaugural do grupo, por 60-56. Depois perdeu com a Lituânia por 53-72.
Já a selecção que destronou Angola em África, além de perder com os nigerianos, recebeu "chapa 100" dos EUA (63-110). Hoje terá pela frente os segundos colocados do grupo, Argentina, que começou por ganhar a Lituânia por 102-79 mas perdeu a seguir com a França por 64-71.
Na classificação, os EUA comandam com quatro pontos, seguindo-se quatro selecções com três pontos sendo a Argentina que tem um saldo positivo por isso é segunda. A Lituânia, com quatro negativos, a Nigéria com -15 e a França com -21, seguem-se-lhe nesta ordem. A Tunísia é última com dois pontos.
Na série B, Rússia, Espanha e Brasil, só com vitórias, compõem a cabeça do grupo, suplantando Austrália, Grã-Bretanha e China (dois pontos cada).
Para hoje estão marcados os encontros Austrália - China, Brasil - Rússia e Espanha - Grã Bretanha.
Nesta fase, apuram-se os quatro primeiros de cada série que disputarão só quartos-de-final.
Depois de cerca de uma década, Angola é a grande ausente deste torneio, por ter falhado nas duas oportunidades de qualificação. Perdeu o apuramento directo através da derrota na final do torneio continental vencido pela Tunísia e não conseguiu a "repescagem" no torneio pre-olímpico.
Os Angolanos detêm 10 títulos africanos, seguidos à distância pelo Egipto e Senegal com cinco cada um.