Africa Basquetebol

06 julho 2012

ANGOLA : Angola defronta Rússia a pensar na próxima fase

Angola precisa vencer para continuar a sonhar com a qualificação para Londres 2012
Fotografia: AFP
A Selecção Nacional de Basquetebol em seniores masculinos tem hoje um teste difícil, quando defrontar, a partir das 16h00, a sua congénere da Rússia, em partida pontuável para os quartos-de-final do torneio de repescagem aos Jogos Olímpicos de Londres (Pré-olímpico), que a capital venezuelana, Caracas, acolhe de 2 a 8 do presente. Depois de uma primeira fase titubeante, em que os angolanos, às ordens do técnico José Carlos Guimarães, terminaram na segunda posição do grupo D, empatada com a Macedónia, o combinado nacional sabe que o confronto frente aos russos vai exigir muito mais do que até agora foi feito.
Por esta razão, a equipa aproveitou o dia de ontem para aprimorar os aspectos técnicos e tácticos no sentido de dificultar ao máximo o adversário, sempre com o pensamento na vitória. Apesar de ter consentido a derrota de 64-68, frente à Nova Zelândia, a equipa tem denotado algum crescimento do ponto de vista técnico, ficando refém de algumas falhas de marcação. O adversário de hoje responde tão só pelo estatuto de uma das equipas mais cotadas a nível mundial e, por isso, Angola entra para a partida com a pretensão de evitar uma derrota com números dilatados e esperar que outras equipas fiquem em desvantagem em termos de score avarage.
Com uma equipa que em termos morfológicos supera na altura, os russos não pretendem perder a invencibilidade, motivo pelo qual se espera uma equipa que venha a exercer o seu poderio debaixo da tabela desde os minutos iniciais. Angola pode tirar proveito da eficiência no jogo exterior, desde que os pupilos de José Carlos Guimarães consigam manter a serenidade necessária.
O vencedor do jogo passa automaticamente para as meias–finais e fica a um passo da qualificação, ao passo que o vencido terá que aguardar por outros resultados para continuar a sonhar com a presença em Londres, uma vez que a competição apura os três primeiros classificados. Caso Angola vença, volta a medir forças, possivelmente, com a Grécia, equipa favorita do encontro de hoje frente à Nigéria.

Campeonato Africano
Sub-18 marca arranque da preparação

A Selecção Nacional feminina de Basquetebol em sub-18 e a equipa técnica reúnem-se no princípio da próxima semana com a direcção da Federação Angolana de Basquetebol com vista à abordagem dos aspectos ligados ao início dos trabalhos de preparação da equipa para a disputa do Campeonato Africano da categoria, a decorrer de 9 a 17 de Setembro na capital senegalesa, Dakar. O seleccionador, Fernando Sapalo Figueiredo, disse que a equipa tem na sua base atletas que em Maio último obtiveram o apuramento à maior competição a nível do continente (da categoria) ao vencer de forma invicta o torneio zonal VI, disputado em Moçambique.

O técnico deixou transparecer, em entrevista ao JD, muito optimismo quanto à capacidade das suas atletas em superar o sétimo lugar obtido na última edição, disputada no Egipto, na altura sob comando do seleccionador Hermenegildo Lopes. O facto de desconhecer o potencial da maior parte dos adversários não lhe permite ficar descansado, pelo que promete uma preparação mais zelosa. Questionado sobre as principais vulnerabilidades do combinado nacional, Fernando Sapalo frisou que uma das grandes preocupações reside na zona cinco, em que a equipa se tem revelado carente de atletas influentes no que tange à recuperação de bolas e à capacidade de tirar o maior proveito das assistências.

O técnico aponta como solução três atletas que ainda jogam na categoria de cadetes, com destaque para a poste proveniente do Interclube, Antónia Domingos. O facto da Fiba África não autorizar a dupla categoria, obriga o seleccionador a optar por outras soluções. Fernando Sapalo informou também que no âmbito da preparação da equipa consta um estágio em Portugal, mas a sua concretização depende do beneplácito da Federação Angolana de Basquetebol, a qual já tem em posse a lista do pacote de necessidades elaborado pela equipa técnica.
“A equipa está praticamente bem estruturada, mas vamos procurar limar algumas arestas e levar para o palco da competição um conjunto que permita obter os melhores resultados possíveis. Ainda sentimos algumas debilidades, sobretudo na zona cinco, mas estamos a fazer o possível para ultrapassarmos este entrave”, garantiu o técnico. A preparação da selecção sub-18 arranca na próxima semana após a reunião com a direcção da federação. HJ

APURAMENTO
Carlos Diniz -
Técnico do ASA mostra cepticismo

O treinador de basquetebol do Atlético Sport Aviação (ASA), Carlos Diniz, considerou ontem ser bastante difícil a selecção angolana apurar-se aos Jogos Olímpicos de Londres’2012, face ao potencial da Rússia, adversário a enfrentar hoje nos quartos-de-final do torneio qualificativo de Caracas (Venezuela). O técnico, falando à Angop, disse que deve haver melhorias nos lançamentos exteriores, pautando o jogo na defesa homem-a-homem com saídas rápidas para o ataque, por forma a equilibrar a desvantagem que o conjunto nacional tem relativamente à técnica e estatura. Diniz referiu que a equipa, às ordens de José Carlos Guimarães, tem dado sinais positivos, comparativamente à anterior selecção, mas diante de um adversário de topo mundial as possibilidades de passar à fase seguinte são diminutas.