Africa Basquetebol

01 julho 2012

ANGOLA : Pré-olímpico arranca amanhã

Atletas e equipa técnica tomam contacto com o piso e tabelas do palco da competição

Fotografia: José Cola
O cenário está praticamente montado para o torneio sénior masculino de basquetebol, qualificativo aos Jogos Olímpicos de Londres, que amanhã tem início na cidade de Caracas (Venezuela) a partir das 11H00 (16H30 em Angola).
Na jornada inaugural, a Selecção Nacional de Angola enfrenta a similar da Macedónia, às 01H00 da madrugada na capital angolana, em prélio pontuável para o Grupo preliminar D.
O quadro de países participantes, que pelejam pelas três últimas vagas de acesso às Olimpíadas, está completo com a chegada das equipas nacionais da Nigéria, Nova Zelândia e Porto Rico, depois de ultrapassados alguns problemas migratórios, decorrentes da falta de vistos de entrada, à semelhança do que aconteceu à chegada da selecção angolana, que esteve retida três horas no aeroporto internacional “Simón Bolívar”.
O clima é de competição, com algum frenesi à mistura, em função das debilidades organizativas que vão desde a escassez de transportes, um apertado plano de treinos que não permite as selecções trabalharem com alguma tranquilidade e paz de espírito, situação que deve ser ultrapassada na reunião técnica prevista para o período da manhã de hoje.
No que toca às condições de alojamento não há reclamações de maior. As doze selecções participantes estão hospedadas numa unidade hoteleira de cinco estrelas, no coração de Caracas, onde os atletas, corpos técnicos e médicos têm do bom e do melhor para desfrutar durante a estada em terras de Simón Bolívar.
Angola está no Grupo D, ao lado das congéneres da Nova Zelândia e da Macedónia com quem se estreia.
O último jogo da Selecção Nacional é diante da Nova Zelândia. Eis a constituição dos outros grupos: Grupo A - Grécia, Jordânia e Porto Rico. Grupo B - Nigéria, Venezuela e Lituânia. Grupo C - Rússia, República Dominicana e Coreia.