Africa Basquetebol

02 julho 2012

ANGOLA : Angola defronta em Caracas a Macedónia na ronda inaugural

Cinco nacional começa hoje caminhada para chegar a Londres no final do mês.
Fotografia: Jornal dos Desportos
A selecção nacional de basquetebol defronta hoje, em Caracas, Venezuela, a Macedónia, em partida da primeira jornada do torneio qualificativo para os Jogos Olímpicos de Londres’2012. Os níveis competitivos dos angolanos caíram nos últimos anos, o que não lhe retira a posição a meio da tabela do ranking mundial. Angola ocupa a 15ª, enquanto a Macedónia é a 33ª posicionada. Pelos números, Angola parte favorita para vencer o jogo, mas as potencialidades dos europeus trocam o resultado. São mais altos e jogam com elevados índices no jogo interno.

Nesta primeira fase, Angola procura obter uma vitória para garantir presença na etapa seguinte da prova, que termina dia 8. A Nova Zelândia também integra o grupo, perfazendo três. Os vice-campeões africanos tiveram pouco tempo de preparação, mas o facto de se tratar de um grupo que joga junto há muito tempo e no mesmo campeonato, com excepção de Valdelício Joaquim, pode superar as dificuldades ligadas ao desafio. Carlos Morais e Olímpio Cipriano devem intervir com os seus dribles, penetrações e lançamentos exteriores, tendo em conta a disparidade de altura existente entre as duas formações.
Quarta classificada do Eurobasket’2011, a Macedónia é das selecções que mais evoluiu nos últimos anos e aposta na qualificação para os Jogos Olímpicos. O bom momento de forma da principal “estrela”, o base norte-americano naturalizado Bo MacCalebb, MVP da liga italiana pela equipa do Siena, serve de motivação extra.

VICTORINO CUNHA APONTA CAMINHOS
Determinação defensiva e saídas rápidas no contra-ataque são fundamentais para a selecção nacional de basquetebol superar os adversários no torneio pré-olímpico, qualificativo aos Jogos de Londres2012, de acordo com Victorino Cunha. O primeiro técnico campeão africano com o “cinco” nacional disse que a equipa deve procurar respeitar a filosofia de jogo do basquetebol angolano para ultrapassar adversários superiores morfologicamente.
Cunha assegura que o jogo de Angola deve ser pautado pela solidez defensiva e saídas em contra-ataque, onde devem marcar entre oito a dez pontos. Quanto a situações de cinco contra cinco, recomenda paciência e trabalho sem bola, para criar espaços de lançamentos exteriores. “Temos de ser rápidos na tomada de decisão e trabalhar muito sem bola para proporcionar uma componente do nosso jogo, que é fundamental: marcação dos três pontos. Se conseguirmos apontar entre 14 a 18 pontos, estaremos nas meias-finais e depois a lutar por um lugar no pódio”, frisou.
Quanto à Macedónia, adversário de estreia, disse que é muito forte, mas “se a selecção cumprir as recomendações acima referenciadas pode surpreender”. “José Carlos Guimarães sabe das dificuldades que vamos encontrar e como actuar frente a esses adversários. Vai ser muito difícil estar nos Jogos Olímpicos, mas vamos acreditar e manter a esperança”, acrescentou

JOGOS DA CPLP
Sorteio é hoje em Mafra


O sorteio dos VIII Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) realiza-se hoje, num dos hotéis da vila de Mafra, Portugal, região que vai acolher a competição dos Sub-16, a decorrer de 7 a 15 deste mês. A cerimónia vai ser realizada na presença dos delegados dos Estados Membros da CPLP. O encontro de trabalho vai ser constituído por Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Timor-Leste, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Brasil.

Angola, que vai marcar a sua presença pela oitava vez consecutiva, conta com uma delegação constituída por 113 elementos, distribuídos pelas modalidades de andebol, futebol (masculino), ténis, voleibol de praia, atletismo, atletismo adaptado (feminino e masculino) e basquetebol (feminino). Angola participou em todas as edições e organizou os V jogos, em Luanda, entre os dias 12 e 18 de Agosto de 2009. Segundo o Director Nacional dos Desportos, Raimundo Ricardo, chefe da delegação angolana, “os membros da comitiva consideram as condições de hospitalidade, alimentação, treino e de auto-estima perfeitas”, tranquilizou. Os jogos desportivos da CPLP completaram 20 anos desde a sua instituição, em 1990, através do Acordo Multilateral de Cooperação, assinado em Lisboa pelos países-membros.
“Este facto representa para a comunidade uma vontade das Nações, assente numa relação de amizade e de respeito, da afinidade pela língua e culturas”, relembrou. O dirigente reafirmou que todas as selecções estão a treinar na sua força máxima. As selecções de basquetebol e de andebol já estão a participar em torneios desportivos com equipas locais.

O futebol tem um jogo de controlo agendado para os próximos dias.“Para os presentes jogos, a serem realizados no período de 7 a 15 de Julho de 2012, a comitiva angolana está desde o passado dia 25 na Quinta do Lobo, no Algarve, onde cumpre um período de preparação”, sublinhou. A comitiva vai entrar na vila dos jogos no dia 5 e regressa a Luanda assim que terminem as partidas, segundo o calendário fornecido pela organização.

ENCONTROS GOVERMENTAIS

Os dirigentes dos Ministérios das Juventude e Desportos dos países-membros vão reunir na próxima quarta-feira, em Mafra, Portugal, para analisarem as novas propostas de políticas de trabalho, visando a fortificação das fileiras da organização. O primeiro encontro agendado pela organização é a reunião da comissão permanente, encarregue de trabalhar em prol da consolidação das bases da CPLP. Com a mesma finalidade e analisando questões sectoriais, os Directores Nacionais vão ter um encontro no dia seguinte. Raimundo Ricardo, Director Nacional dos Desportos, não revelou o dossier que vai ser discutido nesta reunião. Álvaro alexandre
APOIO
Pires Ferreira encoraja selecção

O antigo presidente da Federação Angolana de Basquetebol Pires Ferreira encorajou os jogadores e a equipa técnica da selecção nacional que hoje inicia o torneio de “repescagem” para os Jogos de Londres’2012, apesar de reconhecer o grau de dificuldade da prova. Pires Ferreira lembrou que se trata de uma situação “inédita”, já que o país tem participado regularmente nos Jogos Olímpicos há duas décadas. Angola foi remetida para o torneio pré-olímpico após perder o título continental em Madagáscar.

Para o antigo dirigente desportivo, falhar a qualificação directa foi “um percalço e tinha de acontecer um dia”. Contudo, manifestou-se esperançado de que a selecção nacional volte aos seus desempenhos habituais. Angola tem presenças sucessivas desde 1992. “É verdade que vamos defrontar selecções com grande experiência. A Macedónia e a Nova Zelândia são selecções que são bem dotadas, nomeadamente, no peso e na altura”, reconheceu.
Por isso, sugeriu que os vice-campeões africanos tentem compensar esta desvantagem com “as suas armas, que são assentes em defesas agressivas, transições rápidas e jogo exterior, por causa dos desníveis de estatura e peso”. Quanto ao novo seleccionador, Pires Ferreira destacou a experiência acumulada por José Carlos Guimarães, sobretudo como jogador de alto rendimento, mas também o seu “background” recolhido pelo mundo e o desempenho no projecto PROMADE de formação desportiva em Cabinda.