Africa Basquetebol

04 julho 2012

ANGOLA : Angola defronta nova Zelândia

Motivados com o triunfo na última segunda-feira, diante da Macedónia, quarta classificada do último Europeu, a quem venceu por 88-84, os vice-campeões africanos da “bola ao cesto.
Fotografia: Jornal dos Desportos
Com o apuramento praticamente assegurado para a fase seguinte, a Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol, que procura o apuramento aos Jogos Olímpicos de Londres, defronta logo mais, a partir das 16h30 (hora de Angola), a sua similar da Nova Zelândia, em partida referente à segunda e última jornada do Grupo D do Torneio Pré-olímpico, prova que decorre desde segunda-feira em Caracas, Venezuela.

Motivados com o triunfo na última segunda-feira, diante da Macedónia, quarta classificada do último Europeu, a quem venceu por 88-84, os vice-campeões africanos da “bola ao cesto” vão tentar alcançar a segunda vitória, de forma a cruzar na fase seguinte com a República Dominicana, um adversário que teoricamente está ao alcance do combinado nacional, cuja presença nos Jogos Olímpicos de Londres, a acontecer, é a sexta consecutiva.
A Selecção Nacional estreou-se segunda-feira com vitória frente à Macedónia, por 88-84. Com Armando Costa (30 minutos, seis pontos), Olímpio Cipriano (34 min, 23 pts), Carlos Morais (32 min, 18 pts), Eduardo Mingas (35 min, 24 pts) e Joaquim Gomes “Kikas” (33 min, 13 pts), os vice-campeões africanos surpreenderam a poderosa Macedónia. Com uma defesa rigorosa e um ataque eficiente, fundamentalmente, nos lançamentos a longa distância, a Selecção Nacional chegou em algumas etapas de jogo a vulgarizar o seu adversário. Ontem, os comandados de José Carlos Guimarães folgaram por imperativo de calendário.

Aníbal Moreira define grupo

O seleccionador nacional, Aníbal Moreira, define em princípio na tarde de hoje, as 13 basquetebolistas que seguem viagem amanhã, para Lisboa, em trânsito para Londres, palco dos Jogos Olímpicos, competição que se disputa de 27 do mês em curso a 12 de Agosto. Ontem, a única sessão de treino do dia, realizada no período matinal, no Pavilhão do Codenm, ficou marcada por algumas ausências, com destaque para a capitã do cinco nacional, Nacissela Maurício, Fineza Eusébio, Luísa Macuto e Ângela Cardoso, esta última a recuperar satisfatoriamente da lesão no joelho esquerdo.

Nacissela Maurício e Ângela Cardoso foram poupadas, ao passo que Fineza Eusébio e Luísa Macuto solicitaram dispensa devido a questões escolares.
Estas atletas regressam esta manhã ao Pavilhão do Codenm, onde se realizam mais treinos com vista aos Jogos Olímpicos de Londres. Hoje, a pré-selecção nacional da “bola ao cesto” realiza duas sessões de treino, uma de manhã e outra à tarde, altura em que provavelmente são eleitas as 13 embaixadoras que seguem viagem amanhã para Lisboa, em trânsito para Londres, para cumprir a derradeira etapa de preparação, antes da estreia nos Jogos.
Após o Torneio Internacional, o seleccionador nacional escolhe as 12 atletas que vão representar as cores do país no evento. Depois de ter cumprido um estágio pré-competitivo na China, onde realizou cinco partidas amistosas, tendo ganho apenas um jogo e perdido quatro, as comandadas de Aníbal Moreira vão participar num Torneio Internacional já no palco da competição, prova que serve de antecâmara ao maior evento desportivo do planeta.
Com o conhecimento dos cinco adversários que vai defrontar durante a fase preliminar, Aníbal Moreira, seleccionador nacional, reafirmou o desejo de vencer pelo menos uma partida, a julgar pelo poderio das demais selecções.

Apesar de marcar presença pela primeira vez num evento do género, em face da conquista do Campeonato Africano das Nações, em 2011, prova disputada em Bamako, Mali, o cinco nacional vai procurar dignificar o basquetebol angolano em particular e africano em geral. Angola vai disputar os Jogos Olímpicos de Londres no Grupo A, ao lado das selecções dos Estados Unidos, campeã em título, e adversária de estreia, China, Turquia, República Checa e Croácia. No Grupo B, estão as selecções da Rússia, França, Austrália, Inglaterra, Canadá e Brasil.