Africa Basquetebol

04 julho 2012

ANGOLA : Angola joga hoje com a nova Zelândia

Depois da vitória frente a Macedónia, por 88-84, a selecção nacional de basquetebol sénior masculina defronta hoje (quarta-feira), às 16 horas, a sua congénere da Nova Zelândia, na terceira jornada do torneio Pré-olímpico que decorre em Caracas (Venezuela).
Motivados, os angolanos vão enfrentar um adversário que conhecem bem, não apenas pela dança tradicional que apresenta antes de cada jogo, mas pelos confrontos anteriores, quer em Jogos Olímpicos como em Mundial.
Apesar da diferença no ranking, com os angolanos três lugares acima (15º), prevê-se um jogo equilibrado, mas com ligeiro favoritismo para os vice-campeões africanos que, ao contrário do recente Afrobasket2011, contam com o melhor jogador da actualidade (Olímpio Cipriano).
A selecção neo-zelandesa, representante da Oceânia na competição, evoluiu muito nos últimos anos e procura a terceira presença em Jogos Olímpicos, depois de Sydney2000 (Austrália) e Atenas2004 (Grécia).
Curiosamente, a sua primeira vitória no torneio olímpico foi diante de Angola, em Sydney2000, na disputa do 11º posto. O "cinco" nacional perdeu por 70-60.
No último embate entre ambas a história foi diferente, os angolanos venceram por 95-73, em partida da primeira fase do Mundial de 2006 no Japão, naquela que foi a melhor campanha africana num campeonato do mundo.
Terça-feira, para o grupo D, a Nova Zelândia perdeu com Macedónia por 62-84, ao passo que os vice-campeões africanos folgaram.
Segunda-feira, diante da Macedónia, Angola jogou com paciência, principalmente na primeira parte, e foi eficaz nos lançamentos a longa distância, como sugeriu o antigo seleccionador Victorino Cunha.
De acordo com o técnico, um dia antes do embate, a selecção deve trabalhar para os lançamentos exteriores e ser paciente na situação de cinco contra cinco.  
"Se conseguirmos apontar entre 14 a 18 pontos estaremos nas meias-finais e depois lutar por um lugar no pódio”, frisou o primeiro técnico a conquistar um título africano em seniores com Angola.