Africa Basquetebol

05 julho 2012

ANGOLA : Angolanos perdem com nova Zelândia

Ao contrário do que tinha acontecido na estreia, em que os vice-campeões africanos haviam vencido de forma convincente a poderosa selecção da Macedónia, quarta colocada do último europeu, por 88-84.
Fotografia: Jornal dos Desportos
A Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculinos perdeu ontem com a Nova Zelândia, por 64-68, em partida referente à última jornada do Pré-olímpico, mas assegurou o passe de acesso aos quartos-de-final da competição que apura os últimos três representantes para os Jogos Olímpicos de Londres. Ao contrário do que tinha acontecido na estreia, em que os vice-campeões africanos haviam vencido de forma convincente a poderosa selecção da Macedónia, quarta colocada do último europeu, por 88-84, com uma exibição de encher os olhos, ontem, o cinco nacional esteve apático nos dois primeiros períodos.

Em dez minutos, os vice-campeões africanos da “bola ao cesto” tinham convertido apenas 12 pontos, contra 14 do seu opositor, que soube anular as principais estrelas do cinco nacional. Para não variar, a Nova Zelândia superiorizou-se no segundo quarto, tendo terminado com 40 pontos, contra 26 de Angola. Eduardo Mingas, que na partida frente à Macedónia foi o melhor marcador do conjunto angolano, voltou a estar em evidência ontem, frente aos neozelandeses.

No terceiro quarto, a Selecção Nacional conseguiu um parcial de 26-18, o que perfez 52-58, a favor da equipa da Nova Zelândia, que, diga-se, dominou a partida do princípio ao fim. O irreverente Eduardo Mingas, com 17 pontos, foi o cestinha da Selecção Nacional, seguido do extremo base Olímpio Cipriano, com 11. Tai Webster, de apenas 17 anos, foi o melhor marcador do desafio, com 21 pontos. Tai destacou-se ainda nos lançamentos a longa distância.
Nos primeiros 20 minutos, Angola tentou 11 lançamentos a longa distância e converteu apenas um. A vitória ajusta-se perfeitamente por aquilo que as duas selecções produziram ao longo dos 40 minutos. Apesar da derrota, os angolanos conseguiram o apuramento para os quartos-de-final e vão defrontar o primeiro classificado do Grupo D. Rússia ou República Dominicana, uma delas vai defrontar o cinco nacional. MC

Pré-selecção embarca hoje
A pré-selecção nacional de basquetebol sénior feminina segue hoje de manhã para Lisboa, em trânsito para Londres, palco dos Jogos Olímpicos, que se disputam entre o dia 27 e 12 de Agosto. Depois de terem regressado da China, onde cumpriram um estágio pré-competitivo de aproximadamente 20 dias, as campeãs africanas que marcam presença pela primeira vez no maior evento desportivo mundial, deixam hoje Luanda a onde apenas regressam após terminarem a participação nos Jogos.
Antes de começar a competir no Grupo A, ao lado das selecções dos Estados Unidos, campeã olímpica em título, China, República Checa, Croácia e Turquia, a Selecção Nacional disputa um Torneio Internacional, já em Inglaterra, que serve, acima de tudo, para o seleccionador tentar corrigir as eventuais debilidades. Com cinco jogos de controlo realizados, o combinado nacional efectua mais três no torneio que antecede os Jogos Olímpicos. O seleccionador nacional, Aníbal Moreira, tem realçado o espírito de camaradagem que norteia o grupo.
“Este grupo é praticamente uma família. Felizmente a preparação tem decorrido da melhor forma e o empenho das atletas tem sido formidável”, asseverou o ex-internacional. Após o Torneio Internacional, a equipa técnica escolhe, entre as 13 atletas que embarcam hoje, as 12 que vão representar as cores do país nos Jogos Olímpicos. Apesar de disputar a primeira fase dos Jogos Olímpicos de Londres com selecções melhor cotadas a nível mundial, a equipa técnica nacional, liderada por Aníbal Moreira, traçou como objectivo alcançar, pelo menos, um triunfo nesta etapa da competição.

O basquetebol feminino de Angola disputa pela primeira vez os Jogos Olímpicos graças à conquista, em 2011, do Campeonato Africano das Nações disputado em Bamako, Mali. Angola vai disputar os Jogos Olímpicos de Londres no Grupo A, ao lado das selecções dos Estados Unidos, campeã em título, e adversária de estreia, China, Turquia, República Checa e Croácia. A Croácia é apontada por Aníbal Moreira como a formação com quem as campeãs angolanas podem jogar de igual para igual. No Grupo B, estão as selecções da Rússia, França, Austrália, Inglaterra, Canadá e Brasil.

Afrobasket EM MAPUTO
Exercícios físicos  dominam trabalhos

Exercícios físicos dominam, hoje e amanhã, os trabalhos da pré-selecção nacional de basquetebol masculino em sub-18, que projecta o Campeonato Africano das Nações, que se disputar de 16 a 25 de Agosto, em Maputo, Moçambique. Depois de terem sido dispensados na terça e na quarta-feira aos clubes, os comandados de Elvino Dias, seleccionador nacional, voltam hoje a reunir-se no Ginásio da Sistec, local escolhido para cuidar da condição físico do grupo. A pré-selecção nacional começa hoje os trabalhos das 8h00 às 10h00 e das 14h00 às 16h00.

Amanhã, o cinco nacional volta a cuidar dos aspectos físicos, condição indispensável para uma campanha com êxito no Afrobasket de Maputo, onde a meta é o alcance do passe de acesso ao Campeonato do Mundo da modalidade, a disputar-se em 2013, no Canadá. O cinco nacional revê no sábado os aspectos técnicos e tácticos, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, numa sessão única, a realizar de manhã. Na próxima semana, os trabalhos de campo dominam as sessões de treino do combinado nacional.