Africa Basquetebol

03 julho 2012

ANGOLA : Seleccionador mantém objectivo

Treze atletas vão embarcar para o local da competição onde o cenário está praticamente montado
Fotografia: Jornal dos desportos
Apesar de estar inserida num grupo difícil, a Selecção Nacional de Basquetebol sénior feminina vai lutar no sentido de conseguir pelo menos uma vitória, na fase regular dos Jogos Olímpicos de Londres, competição que arranca a 27 do mês em curso, segundo fez saber o seleccionador nacional, Aníbal Moreira. Ontem, em declarações ao Jornal os Desportos, o técnico campeão africano em 2011, mostrou-se algo céptico quanto a participação do cinco nacional no evento, depois de conhecer as últimas três selecções que saíram do Torneio Pré-olímpico da Turquia.

“Não há dúvidas de que República Checa, Turquia e Croácia, selecções que conseguiram o apuramento aos Jogos Olímpicos de Londres no Torneio Pré-olímpico da Turquia, completam o Grupo A, ao lado dos Estados Unidos da América, actual campeã olímpica, China e Angola. De acordo com Aníbal Moreira, das cinco selecções que compõe o Grupo A, a Croácia é o conjunto que provavelmente está ao nível das campeãs africanas. “Tenho conhecimento do poderio das outras quatro selecções mas, da Croácia não tenho informações nenhuma. Acredito sinceramente que podemos alcançar a nossa meta frente a selecção da Croácia”, disse.

POSTE ÂNGELA CARDOSO SOB CUIDADOS MÉDICOS
A poste Ângela Cardoso está lesionada e constituiu nesta altura a única preocupação da equipa técnica que finaliza os trabalhos, antes da viagem para Londres, palco dos Jogos Olímpicos. A viagem acontece esta quinta-feira, dia 5, via Lisboa, Portugal. Segundo Aníbal Moreira, a atleta recupera satisfatoriamente da lesão e deve seguir viagem com o grupo na quinta-feira. “A Ângela está com um problema a nível do joelho esquerdo mas nesta altura está a recuperar bem”, disse. Entretanto, hoje, em sessão única, a Selecção Nacional que se encontra em fase de recuperação realiza a partir das 10h00, no Pavilhão do Codenm, mais um treino. O cinco nacional estreia-se nos Jogos Olímpicos de Londres, frente aos Estados Unidos da América. No Grupo B estão as selecções da Rússia, França, Austrália, Inglaterra, Brasil e Canadá.

Inauguradas no sábado
Luanda conta com 19 novas quadras
Dezanove quadras de basquetebol, com ginásio, para fins comunitários, foram inauguradas sábado, no Distrito do Rangel (Luanda), pela administradora Maria Clementina da Silva. Acompanhada do ministro da administração pública emprego e segurança social, Pitra Neto, a responsável pelo distrito andou pela comunidade para, oficialmente, dar inicio ao funcionamento dos campos. Jogadores como José Nascimento, Cardoso Casimiro (ASA) e o campeão africano Ivo Alfredo marcaram presença. 
O acto central teve lugar no bairro dos CTT, Comuna do Marçal, onde foram disputados jogos de futsal, basquetebol, além de demonstração de karaté-dó e ginástica. Os munícipes beneficiaram também de material desportivo. O projecto, patrocinado pela fundação Obra Bela e executado pela ONG Acção Humanitária de Angola Unida (ACHAU), visa ocupar a juventude nos tempos livres, com a prática do desporto, por forma a reduzir o índice de delinquência nos bairros, segundo Maria Clementina. Por sua vez, o presidente da ACHAU, Emanuel Dias, reiterou a necessidade de se criar espaços de laser para juventude e não só, bem como aproveitar os espaços na comunidade para erguer recintos desportivos.

Explicou que o referido projecto foi executado apenas depois de uma auscultação aos munícipes e deverá continuar nos distritos do Cazenga e Sambizanga, num programa que se estenderá, numa primeira fase, por toda província. O antigo seleccionador nacional de basquetebol seniores masculinos Victorino Cunha, supervisor técnico do projecto, disse que as quadras e ginásio vão ajudar as comunidades a manter-se saudáveis e promover o gosto pelo desporto por parte dos mesmos. Explicou que, entre os munícipes de cada zona, será recrutado um agente, que receberá formação, para manutenção da infra-estrutura, assim como orientar os moradores na execução de exercícios físicos no ginásio.

Liga portuguesa
Miguel Barroca fora da Académica
Miguel Barroca não faz parte dos planos do novo treinador da Académica, Norberto Alves, para a próxima época. O base de 27 anos, confessa na sua página social, a sua surpresa pela decisão. “Recebi a notícia com muita tristeza. Senti a camisola em cada segundo, mas parece que não foi suficiente para alguns. Foi uma notícia inesperada. Agora é olhar para a frente e tomar as melhores decisões para o futuro”, salientou o jogador.