Africa Basquetebol

27 maio 2012

ANGOLA : Luís Costa declina convocatória

Número cinco do Recreativo do Libolo constituiu a primeira contrariedade de José Carlos Guimarães
Fotografia: Jornal dos Desportos
O internacional angolano Luís Costa mostrou-se indisponível em representar a Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculinos, que de 2 a 8 de Julho próximo disputa o Torneio Pré-olímpico de Caracas, Venezuela, prova selectiva aos Jogos Olímpicos de Londres.

De acordo com o seleccionador nacional, José Carlos Guimarães, o referido atleta evocou razões de fórum pessoal, como sendo o motivo da sua indisponibilidade para os trabalhos do cinco nacional, que já projecta o Torneio Pré-olímpico de Caracas, onde Angola vai à busca da sexta presença consecutiva nos Jogos Olímpicos. Para colmatar o lugar deixado pelo internacional angolano Luís Costa, que a par de Olímpio Cipriano contribuiu para a conquista do título inédito por parte do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, José Carlos Guimarães chamou o extremo Edson N`doniema, igualmente do Libolo.
Apesar desta contrariedade, o seleccionador nacional afirmou que o grupo mantém os índices motivacionais. “Infelizmente, o Luís Costa alegou razões pessoais, daí que não pode dar o seu contributo à Selecção Nacional. Como sabe, nós não podemos manter no grupo pessoas que estejam contrariadas e aceitamos naturalmente que o atleta fosse excluído do grupo”, lamentou José Carlos Guimarães, que se mostra confiante na boa campanha do cinco nacional que procura o passe para os Jogos Olímpicos de Londres, que arrancam a 27 de Julho próximo.
Questionado sobre o extremo base Carlos Almeida, que ao que se diz também declinou a convocatória, alegadamente por lesão, José Carlos Guimarães desmentiu categoricamente a informação. “Não é verdade que o Carlos Almeida esteja indisponível para integrar a pré-selecção nacional. O atleta tem estado a recuperar de algumas mazelas e mostrou-se disponível em ajudar Angola a conseguir o apuramento aos Jogos Olímpicos de Londres”, tranquilizou o seleccionador nacional. Os trabalhos da pré-selecção nacional arrancaram na última quinta-feira, com banhos e massagens intercalados com os indispensáveis exames médicos.

Amanhã, o combinado nacional começa com os trabalhos de campo propriamente dito, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva.
Para a “operação” Caracas, o novo seleccionador nacional convocou 17 basquetebolistas: Armando Costa, Carlos Almeida, Joaquim Gomes “Kikas”, Leonel Paulo, Carlos Morais, Roberto Fortes, Paulo Santana, Hermenegildo M’bunga, Paulo Barros, Milton Barros, Jorge Taty, Olímpio Cipriano, Edson N´doniema, Yanick Moreira, Valdelicio Joaquim, Felizardo Ambrósio e Eduardo Mingas.

Senhoras
Pré-selecção em dia de repouso

A pré-selecção nacional de basquetebol em seniores femininos, que projecta a sua estreia nos Jogos Olímpicos de Londres, regista hoje uma pausa, depois de ter cumprido ontem o último dia de trabalhos da semana. Já em fase de jogos de controlo, depois de ver o seu estágio pré-competitivo abortado, que devia realizar nos Estados Unidos da América, o seleccionador nacional, Aníbal Moreira, continua a treinar 16 jogadoras das 17 pré-convocadas para a “operação” Londres. A extremo base Artemis Afonso, que milita no basquetebol português, continua ausente dos trabalhos da pré-selecção nacional, por razões académicas.
As pupilas de Aníbal Moreira disputam dois torneios no mês de Junho, para além da participação na Taça Diamante, em país a indicar pela Fiba-Mundo. O cinco nacional está inserido do Grupo A, juntamente com os Estados Unidos, campeão olímpico em título, China, sendo que as demais adversárias são conhecidas após a disputa do Torneio Pré-olímpico da Turquia. Eis as pré-convocadas de Aníbal Moreira: Fineza Eusébio, Felizarda Jorge, Nacissela Maurício, Ângela Cardoso, Madalena Félix, Catarina Camufal, Luzia Simão, Astrida Vicente, Sónia Guadalupe, Luísa Macuto, Nadir Manuel, N´guendula Filipe, Angelina Ngolome, Flora Muzangueno, Mereciana Fernandes, Ana Gonçalves e Artemis Afonso. MC

5 Comments:

Enviar um comentário

<< Home