Africa Basquetebol

05 maio 2012

ANGOLA : Selecção nacional quer celeridade na programação

O treinador da equipa nacional de basquetebol sénior feminina, Aníbal Moreira, manifestou hoje, em Luanda, o desejo de ver solucionado o mais rápido possível o seu programa de trabalho pré-elaborado, visando uma preparação adequada da selecção que representará o país nos Jogos Olímpicos de Londres2012.
Em declarações à Angop, Aníbal Moreira sublinhou ter entregue, atempadamente, a Federação Angolana de Basquetebol (FAB) um plano de preparação, no qual faz referência a “promessa”, aquando da conquista do Afrobasket2011, do ministério de tutela sobre a realização de estágio nos Estados Unidos da América.
“Conforme a promessa que o ministro dos Desportos fez a selecção, que ofereceria durante esta fase um estágio nos EUA, colocamos isto no nosso programa”, disse, considerando que o período está a ficar curto, pois tencionava-se concretizar o plano a partir do dia 4 de Maio.
Caso não seja possível, asseverou, a etapa inicial será feita toda em Luanda e só no princípio de Junho é que o “cinco” nacional poderá se deslocar à China, onde possivelmente participa da Taça Diamante, prova institucionalizada pela FIBA que congrega em anos olímpicos os campeões continentais, além de um torneio já em Londres, palco dos jogos de Verão de 2012.
O técnico solicitou igualmente ao órgão reitor da modalidade a criação de condições básicas de trabalho, consubstanciadas no transporte e alimentação das atletas, salientando ser a preocupação alimentar sobretudo para os dias em que a equipa realiza treinos nos dois períodos.
“Temos que estar preparados para tudo. O mais importante é ter a cabeça no lugar e fazer o trabalho com o que estiver ao nosso dispor”, defendeu, mostrando-se confiante nos esforços que o Comité Olímpico Angolano e a federação da modalidade estão a envidar no sentido de não haver transtornos.
Ainda sem a integração de Artemes Afonso, que evolui no campeonato português, a selecção feminina de basquetebol treina, há uma semana, com 16 jogadoras, no pavilhão do Rio Seco, visando a sua estreia nos Jogos de Londres2012