Africa Basquetebol

05 maio 2012

ANGOLA : Militares e Libolenses disputam hoje a liderança

1º de Agosto comanda o nacional com os mesmos pontos que o Libolo, na segunda posição
Fotografia: Jornal dos Desportos
O encontro ente o 1º de Agosto e o Recreativo do Libolo, hoje, a partir das 19h00, no pavilhão do Codenm, é a partida de destaque da quinta jornada da fase final da série A da XXXV edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI-Basket), que se disputa a duas voltas.

Depois do Recreativo do Libolo ter despachado o Atlético Petróleos de Luanda, na passagem da quarta jornada, disputada quinta-feira no pavilhão principal da Cidadela Desportiva, e se posicionar isolado no segundo lugar da tabela classificativa, com os mesmos oito pontos que o líder, 1º de Agosto (consentiu derrota de 71-79 em casa do Interclube), Raul Duarte e pupilos vão jogar o “tudo ou nada”, por se tratar da grande oportunidade de salvarem a época em que cederam o Taça de Angola para a galeria do Rio Seco.
Os militares, a jogarem em casa, estão avisados da pretensão da equipa do Kwanza-Sul, a julgar pelas declarações de Raul Duarte, segundo as quais “a decisão do título está em aberto e que os objectivos do clube continuam intactos”, por isso, o técnico Mário Palma aproveitou o dia de ontem para corrigir as falhas defensivas que estiveram na base do triunfo dos polícias. Desta forma, os visitantes não podem esperar por uma recepção fraterna.

Com Olímpio Cipriano a evidenciar bom momento da sua forma desportiva, o Libolo dispõe de um plantel cujo desempenho colectivo se tem pautado pela eficiência, mas o 1º de Agosto representa sempre um obstáculo difícil de se transpor para qualquer adversário, quer em termos individuais quer do ponto de vista colectivo e opera mutações drásticas nos momentos de decisão das partidas. De resto, espera-se por um duelo que venha patentear o alto nível do basquetebol praticado no país, numa jornada em que, às 18h00, o Petro mede forças com o ASA, no anexo à Cidadela e o Interclube recebe o Sporting de Cabinda, no campo dos Bombeiros.