Africa Basquetebol

04 maio 2012

ANGOLA : Libolo ofusca Petro

Recreativo de Libolo isola-se na segunda posição do BAI BASKET
Fotografia: Jornal dos Desportos
O Atlético Petróleos de Luanda complicou as contas na corrida pela manutenção do título ao perder ontem, à noite, no pavilhão principal da Cidadela Desportiva, por 93-78, frente ao Recreativo do Libolo, em partida referente à quarta jornada da última fase do grupo A do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior masculino (Bai Basket), disputada a duas voltas. Contra todas as expectativas, o duelo serviu para descortinar o péssimo momento vivido pelos tricolores, depois do prematuro afastamento do técnico português Alberto Babo, cujas razões se prendem com a sua actuação menos prudente no final do jogo da terceira jornada em que perderam por um ponto de diferença frente ao arqui-rival do 1º de Agosto.
Às ordens do técnico interino Manuel Silva, os petrolíferos da capital eram sombra de si, ao exibirem um fio de jogo descaracterizado, no qual não era visível qualquer estrutura do ponto de vista táctico, o que denunciou ao adversário que a equipa jogava a mercê das investidas individuais. O experiente técnico Raul Duarte, muito embora não tenha aproveitado ao limite as debilidade do opositor, conseguiu explorar a vertentes defensiva, com boas transposições defesa-ataque. Nos primeiros dois períodos, viu-se um Petro de Luanda aguerrido, em que Carlos Morais, Roberto Fortes, Roderick Nealy e Abdel Gomes criaram grandes desequilíbrios à defesa do Recreativo do Libolo.

Nesse período, Raul Duarte coleccionava no seu apontamento os pontos sensíveis do adversário, o que permitiu aos petrolíferos chegar ao intervalo a vencer com os parciais de 26-21 e 43-41. De regresso à quadra de jogo, o panorama da partida inverteu-se com desenvoltura a pender para a equipa da província do Kwanza-Sul. Embora não se tenha pautado por elevada destreza dos seus executantes, a perspicácia de Olímpio Cipriano foi a arma letal que levou a neutralização do Petro de Luanda. Num ápice, os libolenses tomaram conta do jogo e a revira-volta do placar foi uma questão de segundo.
Com liderança no marcador, a equipa do eixo-viário limitou-se a testemunhar a fuga do adversário. Raul Duarte acelerou no “tapete” e espremeu todo o petróleo até à última gota. À entrada do último quarto, Raul Duarte fez a gestão do resultado à medida do comportamento do adversário. Na recta final, os petrolíferos despertaram, mas tiveram a resposta certa de um conjunto apostado a conquistar pela primeira vez o campeonato nacional.

INTER BATE 1º DE AGOSTO
O 1º de Agosto deu um passo atrás ao consentir uma derrota ontem, à noite, no pavilhão 28 de Fevereiro, por 79-71 frente ao Interclube, em jogo da quarta jornada da fase final do grupo A do “Nacional” da bola ao cesto. Com este resultado, os militares mantêm a liderança do Bai Basket com oito pontos os mesmo do Recreativo de Libolo, que ontem se isolou na segunda posição mercê da vitória folgada sobre os campeões em título.

Ficha técnica

Pavilhão principal da Cidadela , jogo da quarta jornada da fase final da série A entre o Petro de Luanda e o Recreativo do Libolo, público razoável, sob arbitragem do trio Fernando Pacheco, Clésio Francisco e Isaías Luamba, as equipas alinharam da seguinte forma:

PETRO DE LUANDA: Yuri Singue (0), Bráulio Morais (5), Roderick Nealy (14), Roberto Fortes (0), Paulo Barros (0), Paulo Santana (9), Cedric Isom (15), Helder Gonçalves (0), Hermenegildo Mbunga (8), Abdel Gomes (15), Carlos Morais (12), Henriques Babo (0)
Técnico - Manuel Silva

RECREATIVO DO LIBOLO: Francisco Sousa (3), José Salvador (0), Idelfonso Kiteculo (8), Olímpio Cipriano (33), Luís Costa (19), Edson Ndoniema (0), Mayzer Alexandre (2), Vladmir Gerónimo (2), Abdel Moussa(2), Muto Fonseca (0), Sydney Santana (14), Tommie Eddie (10).
Técnico - Raul Duarte

Declarações

Manuel Silva Petro de Luanda
“Vamos deixar os comentários”

O técnico interino não quis prestar qualquer declaração à imprensa no jogo que orientou em cima da hora, depois da direcção do clube afastar do comando Alberto Babo. Com um semblante carregado, Manuel Silva evidenciou tristeza, em função da pálida exibição, mas foi humilde em pedir aos repórteres: “vamos deixar os comentários para mais tarde, porque o momento não é apropriado para qualquer declaração sobre o momento da equipa”.

Raul Duarte Recreativo de Libolo
“Nâo aproveitamos as chances”

O treinador do Libolo mostrou-se satisfeito, não só por vencer o Petro Atlético, mas, também, por saber que o 1º de Agosto foi derrotado pelo Interclube, deixa tudo em aberto e alimenta a esperança de que o objectivo da sua equipa em conquistar o título esta mais próximo. “Não aproveitamos da melhor maneira as oportunidades que tivemos, pois defendemos mal, mas estamos satisfeitos põe darmos este passo”.