Africa Basquetebol

01 maio 2012

ANGOLA : Militares cimentam liderança

Armando Costa a ser defendido por Paulo Santana teve 21 de valorização contra 28 de Carlos Morais
Fotografia: Jornal dos Desportos
Actos de puro vandalismo protagonizado pelos adeptos do Petro de Luanda no final da partida, com vitória a sorrir para a equipa militar, por escasso um ponto de diferença (85-84), manchou o clássico dos clássicos disputado ontem, no Pavilhão do Codenm, num prélio onde o árbitro internacional Domingos Simão em duas ocasiões favoreceu claramente a equipa visitada, quando restavam 50 segundos para o termo do desafio. A partida referente a tereceira jornada da série A foi jogada sob o signo de equilíbrio do primeiro ao último minuto.

O jovem Bráulio Morais (Petro) em acto de lançamento, sofreu uma falta, tendo convertido os dois pontos, mas, Domingos Simão fez vista grosso, ao não validar os pontos que dava direito a um adicional. Na jogada a seguir, o mesmo árbitro marcou uma falta inexistente contra Domingos Bonifácio. Este acto deixou eufórico os adeptos da equipa do Eixo-viário que arremessaram objectos contundentes para a quadra de jogo. Com este triunfo, o 1º de Agosto cimentou a liderança da 34ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, vulgo BAI Basket, agora com sete pontos, seguido do Libolo, com seis pontos, ao passo que os petrolíferos da capital, actuais campeões nacionais, estão no terceiro posto da série A, com cinco pontos.

Os pupilos de Mário Palma entraram melhor no desafio, tendo dominado o quarto inicial, apesar de vencerem apenas por um ponto de diferença (22-21). O domínio militar manteve-se até ao minuto nove do segundo período, altura em que a equipa visitante assumiu pela primeira vez a liderança do placard (36-35). Com um basquetebol mais calculista, o Petro foi para o intervalo a vencer por seis pontos de diferença (42-48). No terceiro quarto, o Petro conseguiu uma vantagem de 12 mas, rapidamente, os militares encurtaram para quatro pontos (66-70).

Já com Hermenegildo Mbunga a jogar de forma condicionado, devido a excesso de faltas, a equipa visitada começou a dominar o jogo interior e, a cinco minutos do fim reassumiu a liderança no placard (78-76). Carlos Almeida, um dos eleitos de José Carlos Guimarães para “operação” Caracas, Venezuela (torneio pré-olímpico), e Gerson Monteiro, destacaram-se entre os demais. Expirado o internacional angolano, Carlos Morais colocou novamente a sua equipa em vantagem 78-80. Os militares converteram mais sete pontos, contra quatro do Petro. Roderick Nealy foi o cestinha da partida, com 25 pontos. Carlos Morais, com 19 pontos, obteve 28 de valorização. Já no 1º de Agosto Armando Costa conseguiu 21 de valorização, tendo contribuído com 14 pontos. Carlos Almeida contribuiu com17 pontos, ao passo que Felizardo Ambrósio anotou 14.
Ficha técnica
Pavilhão do Codenm: lotado
Comissário: Manuel Cristóvão
Arbitragem: Domingos Simão,
Wilsom Boaventura e Francisco Pacheco
1º de Agosto: Domingos Bonifácio (14), Filipe Abraão (0), Armando Costa (14), Mário Correia (3), Felizardo Ambrósio (12), Joaquim Gomes “Kikas” (2), Gerson Monteiro (11), Carlos Almeida (17), Miguel Lutonda (0), Leonel Paulo (1), Islando Manuel (3), Reggie Moore (8).
Treinador: Mário Palma

Petro: Yuri Suingui (0), Braúlio Morais (0), Roderick Nealy (25), Roberto Fortes (10), Paulo Barros (2), Paulo Santana (7), Cedrickc Isom, Vladimir Pontes (0), Hermenegildo Mbunga (7), Abdel Gomes (2), Carlos Morais (19), Henriques Babo (0).
Treinador: Alberto Babo
Marcha do marcador:
22-21, 42-48, 66-70, 85-84

Bai Basket 2012
Babo troco mimos com Mário Palma

Alberto Babo, técnico do Petro de Luanda, e Mário Palma, do 1º de Agosto, quase que chegavam a vias de factos no final da partida de ontem, em que a formação militar venceu o seu arqui-rival, Petro de Luanda, por escasso um ponto de diferença (85-84). Ao dirigir-se para o seu colega de profissão, o técnico do Petro de Luanda questionou se ele se sentia feliz com a vitória, que na óptica de Alberto Babo, foi oferecida pelo trio de árbitros, liderado por Domingos Simão. Está constatação deixou enfurecido Mário Palma que quase chegou a vias de factos com Alberto Babo, para a tristeza dos amantes da “bola ao cesto”, que ontem lotaram o Pavilhão do codenm.

Petrolíferos atacam juizes
Depois de terem deixado a quadro de jogo, entristecidos com a actuação do árbitro internacional, Domingos Simão, os jogadores do Petro de Luanda, liderados pelo norte-americano, Cedric Isom e o internacional angolano, Paulo Santana, regressaram para a quadra e atacaram a mesa de juízes, tendo o atleta angolano arremessado uma garrafa de água a um dos elementos da mesa, ante o olhar impávido e sereno dos elementos da segurança.

Petro decreta black out
A formação do Petro de Luanda decretou black out, após derrota ontem, frente ao 1º de Agosto, por 84-85, em partida a contar para terceira jornada da séria A da 34 ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos. Na equipa militar, Walter Costa, considerou a vitória de justa. “Foi uma boa partida, as duas equipas bateram-se bem. Estamos de parabéns por termos conseguido mais um triunfo e penso que vamos continuar a trabalhar porque a nossa meta é a reconquista do título nacional.MC

Série A do Nacional
Interclube alcança primeira vitória

Depois de ter averbado duas derrotas consecutivas, a formação do Grupo Desportivo Interclube, conjunto que se debate com vários problemas administrativos, alcançou a sua primeira vitória na 34ªe edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, ao derrotar ontem, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, o Atlético Sport Aviação ASA, por 78-73. Apesar da vitória, a partida foi marcada pelo signo de equilíbrio, fundamentalmente, nos dois primeiros períodos. Com esta vitória, a equipa adstrita a Polícia Nacional soma agora, quatro pontos, contra três da formação aviadora que ocupa nesta altura a cauda da tabela classificativa da série A. MC