Africa Basquetebol

02 maio 2012

ANGOLA : Senhoras conhecem adversárias


A Selecção Nacional de Basquetebol em seniores femininos vai disputar a fase preliminar dos Jogos Olímpicos de Londres, ao lado das selecções dos Estados Unidos e República Popular da China, segundo ditou o sorteio realizado na segunda-feira, no Rio de Janeiro, Brasil. As outras três adversárias vão sair do torneio pré-olímpico da modalidade, a decorrer na Turquia.Em declarações ao Jornal dos Desportos, o seleccionador nacional, Aníbal Moreira, considerou difícil o grupo de Angola, mas assegurou que tudo farão para dignificar o basquetebol angolano em particular, e do continente africano no geral.
“Penso que estamos em presença de um grupo extremamente difícil. Os Estados Unidos são tão-somente a potência do basquetebol mundial e a China tem estado a evoluir bastante. Vamos procurar dar o nosso melhor no sentido de dignificarmos o nosso basquetebol e, de uma forma geral, o basquetebol do continente africano”, asseverou o seleccionador nacional. A Selecção Nacional apurou-se directamente para os Jogos Olímpicos de Londres, mercê da conquista do Campeonato Africano das Nações de Basquetebol em seniores femininos, vulgo Afrobasket, prova disputada em 2011, no Mali.

Angola faz, deste modo, a sua estreia, na maior cimeira desportiva a nível do mundo.Para os Jogos Olímpicos de Londres estão já apuradas sete selecções, designadamente, Angola, Estados Unidos, Rússia, Brasil, Angola, Austrália, República Popular da China e a Grã-bretanha.No sector masculino, as selecções dos Estados Unidos e da Espanha são cabeças-de-série.A selecção norte-americana, actual campeã olímpica, título conquistado em Pequim’2008, integra o Grupo A, juntamente com a França, Argentina, Tunísia e os primeiros e segundos classificados do Torneio Pré-olímpico, que decorre em Caracas, Venezuela, de 2 a 8 de Julho.

A campeã da Europa e vice-campeã olímpica (Espanha) lidera o Grupo B, juntamente com a Austrália, Brasil, China, Grã-Bretanha e o terceiro classificado no pré-olímpico.Angola disputa o Torneio Pré-olímpico, integrando o Grupo A, com a Macedónia e Nova Zelândia. As restantes selecções que lutam por um lugar em Londres são: Grécia, Porto Rico e Jordânia (Grupo A), Lituânia, Venezuela e Nigéria (Grupo B); Rússia, República Dominicana e Coreia do Sul (Grupo C) .Hélder Jeremias

treino
Pré-selecção intensifica trabalho

Mesmo em pleno feriado, a pré-selecção nacional de basquetebol em seniores femininos, que prepara a sua participação nos Jogos Olímpicos de Londres, realizou ontem, no Codenm, mais uma sessão de treino, sob olhar atendo do seleccionador nacional, Aníbal Moreira, que pretende formar um grupo coeso.Sem Artemis Leonor Barbosa Afonso, atleta que milita em Portugal, e Ana Cláudia da Costa Gonçalves, do Inter de Benguela, as comandadas de Aníbal Moreira voltaram a ensaiar os aspectos técnicos e tácticos, com principal realce para as transacções rápidas defesa-ataque.

Para a “operação” Londres foram convocadas 17 basquetebolistas. Eis a lista completa: Felizarda Jorge, Finesa Eusébio, Nacissela Maurício, Ângela Cardoso, Madalena Félix, Catarina Camufal, Luzia Adão, Astride Vicente, Sónia Guadalupe, Luísa Tomás, Nadir Manuel, Nguendula Filipe, Angelina Ngolome, Mereciana Fernandes, Ana Gonçalves, Flora Muzangueno e Artemis Afonso. MC