Africa Basquetebol

03 maio 2012

ANGOLA : Petro afasta técnico Alberto Babo


Alberto Babo, na sequência dos actos vandalismos ocorridos após o jogo com o 1º de Agosto
Fotografia: Jornal dos Desportos
A direcção do Petro de Luanda demitiu ontem o técnico principal da equipa de basquetebol, Alberto Babo, na sequência dos actos vandalismos ocorridos após o jogo com o 1º de Agosto, na última segunda-feira, apurou o Jornal dos Desportos de fonte do clube.Segundo a fonte, depois de a direcção e a área de basquetebol terem compulsado os dados obtidos, chegou-se à conclusão de que o técnico português incorreu em falhas graves, obrigando a tomada de decisão que culminou com o seu afastamento.

O “JD” apurou que o ex-treinador petrolífero terá instigado os seus atletas para os ataques verbais aos juízes e cronometristas, depois da derrota de 84-85 no jogo de segunda-feira.Com o desenlace, o nome de José Carlos Guimarães entra nas contas dos possíveis substitutos de Babo, já que o “namoro” entre o clube e o técnico já leva algum tempo. A direcção do Petro vai a qualquer momento emitir um comunicado, segundo apurou o Jornal dos Desportos.

Inter busca segundo triunfo frente ao líder do “Nacional”
Depois de ter alcançado a sua primeira vitória na fase final da 34ª edição do Campeonato Nacional frente ao ASA, por 78-73, a formação do Grupo Desportivo Interclube recebe hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, o líder invicto da série A do BAI Basket, 1º de Agosto, com sete pontos, em desafio referente à quarta jornada da primeira volta, com o pensamento virado para o segundo triunfo na prova.

Moralizados com a promessa feita na segunda-feira pela Comissão de Gestão, relacionada com a falta de pagamento dos salários em atraso, os pupilos de José Carlos Guimarães vão procurar, na partida desta noite, frente à equipa rubro e negra, apresentar-se ao mais alto nível, com o propósito de derrotar o seu adversário, que está fortemente embalado rumo à conquista da 34ª edição do Nacional.
Esta manhã, a formação adstrita à Polícia Nacional realiza, no seu reduto, a última sessão de treino, onde vão ser ensaiados os mais diversos diagramas ofensivos e defensivos, para contornar a poderosa formação do 1º de Agosto que, a par do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, ainda não conheceu o sabor amargo da derrota.
Clinicamente, a formação orientada por José Carlos Guimarães, que em breve vai ser confirmado no cargo de seleccionador nacional, respira saúde, facto que deixa satisfeita a equipa técnica, que tem mais opções no jogo desta noite.Por seu lado, a equipa militar que na jornada anterior sentiu imensas dificuldades para vencer o arqui-rival Petro de Luanda, por um ponto de diferença, 85-84, está disposta em manter o ciclo de vitórias na fase derradeira do BAI Basket.
Mário Palma, técnico principal do 1º de Agosto, vai ensaiar, na sessão de treino desta manhã, a defesa zona, dadas as dificuldades dos seus pupilos quando são confrontados com este tipo de defesa.Com um grupo que vale pelo colectivismo, além da qualidade dos seus executantes, a formação rubro e negra vai procurar anular o jogo colectivo dos polícias, dada a inexistência de jogadores com qualidades capazes de criar desequilíbrios em jogadas de um para um, com excepção de Milton Barros.

Na posição um, o despique será entre Milton Barros, do Interclube, e Armando Costa, do 1º de Agosto, que seguramente vai ser auxiliado por Domingos Bonifácio.O extremo base Carlos Almeida, atleta que se tem destacado na equipa militar, estando por isso, notificado para representar o país no Torneio Pré-olímpico de Caracas, Venezuela, vai obviamente fazer parte do cinco inicial para o embate, diante do Interclube.O Pavilhão 28 de Fevereiro vai ser pequeno para albergar a moldura humana que vai estar presente naquele recinto desportivo.

À entrada da quarta jornada da fase final do BAI Basket, a formação do 1º de Agosto lidera a competição, com sete pontos, seguida de Libolo e Petro, com seis e cinco pontos, respectivamente. Interclube ocupa o quarto posto, com quatro, ao passo que ASA e Sporting de Cabinda ocupam os últimos lugares, com três pontos cada.

BAI Basket
Petro e Libolo lutam pela segunda posição


As formações do Petro de Luanda e do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul batem-se hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, pelo segundo lugar da fase final da 34ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, vulgo BAI Basket.Os petrolíferos da capital, actuais campeões nacionais em título, que na ronda anterior averbaram derrota frente ao arqui-rival 1º de Agosto, estão proibidos de perder hoje, diante do Libolo, sob pena de estarem cada vez mais distantes da renovação do ceptro nacional.
Recuperados do desgaste físico, dada a intensidade com que viveu o jogo de segunda-feira frente à equipa militar, os pupilos de Alberto Babo vão tentar impor a primeira derrota à formação da vila de Calulo, nesta fase crucial da prova. Os libolenses, que vêm de uma vitória na ronda anterior, frente ao Sporting de Cabinda, formação que a par do ASA, ainda não venceu qualquer partida na fase final, vão tentar manter a senda dos triunfos.
Aliás, Ricardo Rodrigues, adjunto de Raul Duarte, reafirmou, em declarações à comunicação social, a luta pelo título Nacional, daí que se torne imperioso vencer quase “todas” as partidas da fase final. Por seu lado, o Atlético Sport Aviação (ASA) recebe, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela, o Sporting de Cabinda, duas equipas que à entrada da quarta jornada ainda não venceram, ocupando por isso, os últimos lugares da tabela classificativa.MC

Sanção disciplinar
Jogadores do Petro podem ser castigados
Os jogadores do Petro de Luanda que incentivaram os actos de vandalismo na segunda-feira, na derrota frente ao arqui-rival 1º de Agosto, por 84-85, podem ser castigados de forma severa pelo Conselho de Disciplina da Federação Angolana de Basquetebol, segundo apurou o Jornal dos Desportos de fonte federativa.
Após o apito final, os jogadores do Petro de Luanda, que por sinal já tinham recolhido ao balneário, regressaram ao campo e atacaram de forma verbal os juízes de mesa, tendo o internacional angolano, Paulo Santana, arremessado uma garrafa de água para a mesa de juízes.
O Conselho de Disciplina da Federação Angolana de Basquetebol está a analisar os relatórios do árbitro e do comissário ao jogo e, nas próximas horas, emite em comunicado os castigos a serem aplicados aos jogadores da formação do Petro de Luanda, equipa que luta pela revalidação do título nacional.MC