Africa Basquetebol

05 dezembro 2011

MOÇAMBIQUE : CAMPEONATO DE BASQUETEBOL DA CIDADE DE MAPUTO - Desportivo “assalta” liderança

O DESPORTIVO conseguiu a muito custo reassumir a liderança do Campeonato de Basquetebol da Cidade do Maputo em seniores masculinos ao vencer o Costa do Sol, por 55-50, em partida de acerto da 16ª jornada, realizada na noite de sábado no pavilhão dos “alvi-negros”.
A actuar em casa, o Desportivo jogava pela liderança e tinha pela frente um Costa do Sol que precisava de ganhar até para manter intacto o quarto lugar. Por isso, advinha-se um jogo de basquetebol bem disputado entre dois conjuntos que viam a vitória como o único desfecho de interesse. Os “alvi-negros” não estiveram também como noutros jogos, muito por culpa dos “canarinhos” que surgiram em campo com uma atitude bem estruturada. Assim tiveram mesmo que puxar ao máximo pelo físico para reassumirem a liderança que haviam perdido para o Ferroviário há duas jornadas.
O Desportivo cumpriu no sábado um dos seus dois jogos em atraso, depois de na sexta-feira, ter ganho folgadamente a A Politécnica, por 86-39, para a 21ª jornada.

“TRICOLORES” VOLTAM A CAIR
Ainda para a mesma ronda, destaque para a derrota do Maxaquene diante da UP, por 71-58. Os “tricolores” voltaram a deixar reflectidas todas as suas fragilidades ao serem surpreendidos por mais um adversário teoricamente inferior. Sublinhe-se que a equipa “tricolor” já havia sido assombrado pelo Costa do Sol e Real Sociedade, opositores que lutam, também, por objectivos mais modestos.
Outro foco da ronda de sexta-feira vai para o triunfo do Ferroviário sobre o Costa do Sol, por 57-38. Os “locomotivas” exibiram superioridade num dos bons testes que tinham pela frente na competição.
Já no embate entre os últimos classificados, a Real Sociedade venceu o Aeroporto, por 67-53.

Ferroviário brilha em feminino
COM alguma surpresa, o Ferroviário levou de vencida a A Politécnica A, por 65-61, no desafio mais importante da 12ª jornada, realizado no sábado no Pavilhão do Maxaquene.
Os “locomotivas”, que não vinham atravessando um bom momento de forma, deram uma verdadeira bofetada na crise ao baterem um adversário que, a par da Liga Muçulmana, é vista como a melhor formação da prova.
Quem continua a averbar derrotas atrás de derrotas é o Desportivo que desta vez foi humilhado pela A Politécnica B, por 77-21.
A Liga Muçulmana continua a passear a sua classe. A vítima, desta vez, foi o Maxaquene que escapou a uma “chapa” 100, ao perder por 99-42.