Africa Basquetebol

30 novembro 2011

MOÇAMBIQUE : CAMPEONATO DE BASQUETEBOL DA CIDADE DO MAPUTO - Confronto ao mais alto nível

FERROVIÁRIO e Maxaquene protagonizam hoje, a partir das 19.00 horas, no pavilhão dos “tricolores”, o desafio mais apetecível da 19ª jornada do Campeonato de Basquetebol da Cidade do Maputo em seniores masculinos.

Trata-se de um jogo ao mais nível visto que estarão frente-a-frente duas equipas que ocupam os lugares cimeiros na tabela classificativa. O Ferroviário está em primeiro lugar com 33 pontos, enquanto o Maxaquene está em terceiro com 31. A diferença entre o líder e o terceiro classificado é escassa o que faz antever uma partida muito competitiva.
O Desportivo, que perdeu a liderança no fim-de-semana passado, tem uma tarefa teoricamente fácil, visto que recebe às 18.30 horas, o Aeroporto, último classificado.
Os “alvi-negros” ocupam a segunda posição com 31 pontos, mas têm dois jogos a menos em relação ao Ferroviário e Maxaquene, principais concorrentes ao título.
O Costa do Sol, quarto classificado, defronta também hoje às 20.00 horas, no pavilhão do Desportivo, A Politécnica. Os “canarinhos” estão proibidos de vacilar se se atender que têm na sua cola, a Universidade Pedagógica que mede forças, a partir das 18.30 horas, no pavilhão do Maxaquene, com a Real Sociedade.

QUEDA DAS “ÁGUIAS”
Entretanto, o Desportivo sofreu a primeira derrota ao perder, no sábado, com o Ferroviário, por 76-34, em desafio da 16ª jornada da terceira volta. As “águias” caíram por uma diferença alargada de 42 pontos e perderam também o primeiro lugar para os “locomotivas”.
Mas na sexta-feira, os “alvi-negros” tinham conseguido vencer este mesmo Ferroviário, por 74-54, no acerto da oitava jornada.
O Maxaquene bateu a Real Sociedade, por 76-49, vingando-se assim da derrota sofrida na segunda volta.
Já o Costa do Sol consolidou o quarto lugar ao bater o Aeroporto, por 89-79, numa bela partida de basquetebol.
A Politécnica e UP também protagonizaram um bom jogo com a segunda equipa a vencer, por 65-52.
Maxaquene, campeão nacional, Desportivo, vice-campeão, Ferroviário e o Costa do Sol vão representar a capital do país no Torneio Super Oito, criado no último fim-de-semana, no decurso de uma Assembleia-Geral, em que participaram as equipas que estiveram presentes na última edição da Liga Vodacom.
As outras equipas são o Ferroviário da Beira, Sporting Soprotecção de Quelimane e Matolinhas, mais uma que sairá do Campeonato da Cidade do Maputo.
O Torneio Super Oito visa encontrar o campeão nacional de modo a apurar os representantes moçambicanos às competições africanas do próximo ano.

CLASSIFICAÇÃO
Ferroviário (33)
Desportivo (31)
Maxaquene (31)
Costa do Sol (27)
UP (26)
A Politécnica (20)
Real Sociedade (20)
Aeroporto (20)

6 Comments:

Enviar um comentário

<< Home