Africa Basquetebol

04 dezembro 2011

ANGOLA : 1º Agosto vence Torneio EME

Eficazes nos lançamentos a longa distância e certos a defender, a equipa do 1º de Agosto conquistou ontem, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, a segunda edição do torneio “EME, ao vergar na final a formação do Recreativo do Libolo, por 93-75, numa partida em que os militares exibiram-se ao mais alto nível. Desprovido do internacional cabo-verdiano, Mário Correia, extremo base, atleta que contraiu uma lesão no tornozelo direito, na ronda inaugural da prova que visou saudar os 55 anos de existência do MPLA, partido no poder em Angola, a comemorar-se a 10 do mês em curso, a equipa militar mostrou maior maturidade competitiva, fundamentalmente nos primeiros 24 minutos.

Aliás, os 53 pontos anotados nesta etapa, atesta perfeitamente o domínio exercido pela equipa do rio seco, que a par do Petro de Luanda e Recreativo do Libolo aproveitaram a segunda edição do torneio “EME” para testarem as suas capacidades, tendo em vista à fase final da Liga dos Clubes Campeões Africanos, a decorrer em Marrocos, de 12 a 22 do mês em curso. Se a ausência de Mário Correia passou despercebida, o mesmo já não se pode dizer do Mayzer Alexandre (Libolo), que também ficou de fora por lesão. A formação da vila de Calulo ressentiu-se do internacional angolano.
A entrada do minuto nove do terceiro quarto, os pupilos do luso-guineense Mário Palma conseguiram uma vantagem de 20 pontos e, a partir daí, limitou-se a gerir o resultado até ao pito final. Olímpio Cipriano, ele que foi o responsável pela qualificação da sua equipa para à final da referida competição, ainda tentou levar às costas a sua agremiação mas, a determinação dos militares foi preponderante para o triunfo do clube Central das Forças Armadas Angolanas, que assim conquista o seu segundo troféu da época. Olímpio Cipriano foi o cestinha da partida com 34 pontos. No 1º de Agosto, Joaquim Gomes “Kikas” esteve em grande, ao anotar 19 pontos. Felizardo Ambrósio foi o rei dos ressaltos, com dez (3/7).

Cipriano eleito MVP
Com 34 pontos anotados, o internacional angolano, Olímpio Cipriano, foi eleito o MVP (Jogador Mais Valioso) da segunda edição do torneio “EME”, competição enquadrada nos festejos dos 55 anos de existência do MPLA, partido maioritário em Angola, a assinalar-se a 10 do mês em curso. Depois de ter marcado 33 pontos no triunfo frente ao Petro de Luanda, por 90-74, ontem, o melhor extremo na actualidade anotou nada menos, nada mais, do que 34 pontos. Cipriano só não aumentou a sua cifra porque foi desqualificado a entrada do minuto seis do quarto derradeiro.
MC

Ficha técnica
Pavilhão Principal: Cerca de cinco mil adeptos
Arbitragem: Fernando Pacheco “Baganha”, David Manuel e Francisco Pacheco.

1º de Agosto: Filipe Abraão (0), Armando Costa (8), Adilson Baza (0), Reggie Moore (17), Felizardo Ambrósio (11), Joaquim Gomes “Kikas” (19), Domingos Bonifácio (9), Carlos Almeida (7), Miguel Lutonda (4), Leonel Paulo (12), Hermenegildo Mbunga (1), Islando Manuel (5).
Treinador: Mário Palma.

Libolo: Olímpio Cipriano (34), Luís Costa (6), Edson Ndoniema (9), Mayzer Alexandre (0), Vladimir Ricardino (6), Abdel Bouckar (6), Escorsio António (4), Idlfonso Kiteculo (0), Byron Burnett (2), Edson Hilukilwa (2), Francisco Sousa (6).
Treinador: Raul Duarte.

Marcha do marcador: 24-18, 53-34, 73-62, 93-75.

Petro bate Interclube e conquista terceiro lugar
Depois de baquear frente ao Libolo, por 90-74, na ronda inaugural, a formação do Petro de Luanda derrotou ontem, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Interclube, por 70-64, em partida para as classificativas do terceiro e quarto lugares da segunda edição do torneio “EME”. A equipa do Eixo-viáro saiu derrotada nos primeiros dois períodos (18-11, 37-31). Neste período, com uma defesa organizada, os pupilos de José Carlos Guimarães conseguiram anular as acções ofensivas do seu adversário. Liderados pelo norte-americano, Cederic Isom, ele que foi o cestinha da partida, com 28 pontos, os petrolíferos da capital superiorizaram-se nos quartos subsequentes.
No terceiro período o Petro de Luanda conseguiu um parcial de 22-13, ao passo que no derradeiro quarto venceu por um parcial de 17-14, o que perfez 70-64, ao cabo dos 48 minutos regulamentares. Eduardo Mingas, com 14 pontos, esteve em destaque na equipa da Polícia. MC