Africa Basquetebol

02 dezembro 2011

MOÇAMBIQUE : CAMPEONATO DE BASQUETEBOL DA CIDADE DE MAPUTO - Costa do Sol-Ferroviário alvo de grandes atenções

MAIS um desafio de basquetebol entre duas das melhores equipas da capital do país domina esta noite a 19ª jornada do Campeonato da Cidade do Maputo. Trata-se do jogo entre o Costa do Sol e Ferroviário a ter lugar no pavilhão do Maxaquene, a partir das 18:00 horas.


O Ferroviário comanda a prova e goza do facto de ter sido a única equipa que bateu o Desportivo nesta prova, que ocupa o segundo lugar com menos dois jogos. Mas importa realçar que os “locomotivas” têm tido algumas dificuldades para superar os “canarinhos” que estão nesta altura na quarta posição e ainda sonham em estar entre os três primeiros lugares.
Antevê-se, por isso, uma boa partida da bola-ao-cesto com duas formações a lutarem pela vitória.
Logo a seguir a este confronto será a vez da equipa da casa, o Maxaquene, travar forças com a UP, a partir das 20.00 horas. Os “tricolores” têm teoricamente a tarefa facilitada a avaliar pelo nível do adversário, no entanto é de sublinhar, que os campeões nacionais já foram surpreendidos nesta prova por equipas de menor dimensão: Costa do Sol e Real Sociedade pelo que devem estar bem avisados sobre o que lhes pode acontecer caso não tomem as devidas precauções.
No pavilhão do Desportivo também estarão em disputa os jogos não menos interessantes. Os donos da casa recebem A Politécnica, às 20.00 horas, num embate que “a priori” não enfrentarão grandes dificuldades para triunfarem.
A anteceder a esta partida, a Real Sociedade e Aeroporto, os dois últimos classificados, têm duelo marcado para as 18.30 horas. As expectativas neste desafio têm a ver com o quem dos dois fugirá ao último lugar, até porque estão igualados com 21 pontos.
“TRICOLORES” SUPERIORES
Num jogo bastante renhido e emocionante, realizado na última quarta-feira, o Maxaquene levou de vencida o Ferroviário, por 55-53, em partida da 18ª ronda.
Como era de prever tratou-se de uma espectacular partida da bola-ao-cesto com a incerteza no resultado a prevalecer até à última apitadela. No final venceu o colectivo que se apresentou mais concentrada nos segundos finais, sobretudo no lançamento ao cesto.
Noutro despique, o Desportivo não encontrou obstáculos de grande monta e obteve uma vitória esclarecedora sobre o Aeroporto, por 91-47.
A UP manteve acesa a perseguição ao Costa do Sol., que ocupa o quarto, ao bater a Real Socidade, por 53-42, enquanto os “canarinhos” venceram A Politécnica, por 56-43.

CLASSIFIÇÃO ACTUAL
Ferroviário (34)
Desportivo (33)
Maxaquene (33)
Costa do Sol (29)
UP (28)
A Politécnica (21)
Real Sociedade (21)
Aeroporto (21)