Africa Basquetebol

02 dezembro 2011

ANGOLA : Cestos de luxo no torneio M

O Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, em Luanda, vai escaldar hoje, com a disputa da primeira jornada do torneio “M” em basquetebol sénior masculino, competição que visa assinalar os 55 anos de existência do MPLA, partido maioritário no país, a comemorar-se a 10 do mês em curso. A formação do Interclube, terceiro classificado da edição passada do Campeonato Nacional, recebe às 15h30 minutos o 1º de Agosto, conjunto que na época transacta não foi além do quarto lugar no “Nacional”, sendo por isso, a pior prestação de todos os tempos da equipa rubro- negra.


Apesar do carácter festivo do torneio, “militares” e “polícias” vão por certo brindar os amantes da “bola ao cesto” que acorrerem ao Pavilhão Principal da Cidadela com uma grande partida de basquetebol. Sem as suas principais estrelas, casos de Simão Panzo, Euclides Camacho e José Nascimento, atletas que na época passada ajudaram a formação adstrita à Polícia Nacional a conquistar o Campeonato Provincial de Luanda e o terceiro lugar do Nacional, o Interclube vai tentar dificultar ao máximo o todo-poderoso 1º de Agosto, equipa que volta a ser liderada pelo categorizado técnico Mário Palma.
José Carlos Guimarães, técnico principal do Interclube, afirmou ao Jornal dos Desportos que, apesar das contrariedades, a sua equipa vai procurar fazer melhor figura na segunda edição do torneio “M”. O 1º de Agosto, equipa que falhou o apuramento directo à fase final da Liga dos Clubes Campeões Africanos, vai aproveitar o torneio “M” para limar as últimas arestas para defender o título africano, já que a Fiba-Afrique decidiu convidar a formação militar para fazer parte da fase final Liga, a ser disputada em Marrocos, de 12 a 22 do mês em curso.
Com um plantel recheado de bons jogadores, em que pontificam atletas como Joaquim Gomes “Kikas”, Felizardo Ambrósio, Mário Correia, Armando Costa, Miguel Timóteo Pontes Lutonda, Carlos Almeida, Adilson Baza, Reggie Moore, Domingos Bonifácio, Leonel Paulo, entre outros, a equipa “militar” é sem sombra de dúvidas o principal favorito à conquista da vitória. Mas, o colectivismo da equipa da Polícia pode superar os valores individuais do Clube Central das Forças Armadas Angolanas.
Ao princípio da noite, libolenses e “petrolíferos” voltam a protagonizar duelo de gigantes para o encerramento da ronda número um. Na presente temporada, as duas equipas já se defrontaram por duas ocasiões, com uma vitória para cada lado. O Recreativo do Libolo bateu o Petro de Luanda na final da Supertaça Wlademiro Romero, ao passo que os “petrolíferos” da capital redimiram-se na fase preliminar da Liga dos Clubes Campeões Africanos, prova disputada em Joanesburgo, África do Sul. Por isso, a partida desta noite é de difícil prognóstico. O 1º de Agosto é o actual detentor do troféu.