Africa Basquetebol

15 outubro 2011

ANGOLA : 1º de Agosto e Petro fragilizam Recreativo

Já com a temporada 2011/2012 em curso, as formações do 1º de Agosto e do Atlético Petróleos de Luanda em basquetebol sénior masculino foram as equipas que mais estragos causaram ao Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul. A equipa do Libolo, segunda classificada da época transacta, não conseguiu segurar o seu núcleo central, perdendo para os seus principais concorrentes no que ao título diz respeito. A formação do Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto) que na época passada ocupou o quarto lugar na “Final Four” da XXXIII edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, vulgo BAI Basket, sendo por isso, a pior prestação de todos os tempos, “arrancou” do grémio libolense três jogadores bastante influentes nomeadamente o norte-americano, Reggie Moore, poste, Leonel Paulo, poste, e o base Domingos Bonifácio, ambos internacionais angolanos.

Por seu turno, o Atlético Petróleos de Luanda, campeão nacional em título, formação que projecta a temporada 2011/2012 nos Estados Unidos da América, mas concretamente na cidade de Houston, conseguiu os concursos de Abdel Gomes, poste, e Simão Santos, extremo. Entretanto, para colmatar as saídas dos jogadores acima referenciados, a direcção do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul assegurou já as contratações dos extremos Vladimir Ricardino e Adolfo Quimbamba, atletas que não chegaram a acordo com o grémio militar para a renovação do vínculo contratual. De acordo com uma fonte do clube libolense afirmou que esforços estão a ser feitos no sentido de se construir uma nova equipa que seja capaz de lutar para o título nacional e demais provas durante a época 2011/2012.
Apesar do técnico Paulo Macedo, um dos adjuntos de Mário Palma, ter assegurado no final da partida de quinta-feira, frente ao Atlético Sport Aviação (ASA), de que o internacional angolano, Felizardo Ambrósio “Miller”, falhou a partida por problemas físicos, uma fonte do Jornal dos Desportos garantiu que o jovem atleta, de apenas 23 anos de idade, está em negociações com a formação do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul. Das chamadas equipas grandes designadamente 1º de Agosto, Atlético Petróleos de Luanda, Recreativo do Libolo e Interclube, a equipa militar é a que mais se reforçou, seguido do Interclube, que conta com dois norte-americanos, para além do internacional angolano, Milton Barros.

Provincial de iniciados acerta calendário

O campeonato provincial de iniciados de Luanda acerta hoje, sábado, o seu calendário com a disputa de sete partidas, sendo quatro no sector masculino e três na classe feminina. Em masculinos, o Atlético Petróleos de Luanda A recebe no seu reduto (Eivo-viário) a equipa do 1º de Agosto B, a partir das 9h00, desafio a contar para a terceira jornada da referida competição. A mesma hora mas, no campo do Vila Clotilde, o Grupo Desportivo da Banca medirá forças com o Sporting de Luanda. Uma hora mais tarde, isto é, às 10h00, o Atlético Petróleos de Luanda B defronta o 1º de Agosto A, ao passo que os Formigas do Cazenga terão pela frente o Vila Clotilde, no terreno desta, em desafio referente a primeira ronda da competição.
Amanhã, o Atlético Petróleos de Luanda B enfrenta o Sporting de Luanda, no Eixo-viário. Já em femininos, o Maculusso recebe no seu reduto o Interclube A, a partir das 9h00, enquanto o 1º de Agosto B defronta as Formigas, às 9h00, no Pavilhão do Codenm. Às 11h00, o Interclube B recebe no Pavilhão 28 de Fevereiro, o 1º de Agosto A. Todas as partidas são referentes a segunda jornada do campeonato provincial. Amanhã, sábado, o Interclube A visita a formação das Formigas, no Puniv do Cazenga. MC

Benguela prepara homenagem à selecção sénior feminina

A Associação Provincial de Basquetebol de Benguela (APBB) pretende, tão logo seja possível, realizar uma gala para prestar a sua homenagem à Selecção Nacional sénior feminino de basquetebol, que conquistou o título do Afrobasket2011. A intenção foi manifestada à Angop pelo presidente daquele organismo, Júlio Cordeiro, acrescentando que a direcção provincial da Juventude e Desportos já foi notificada para junto do Executivo local serem disponibilizadas as condições para uma homenagem condigna em data a acertar às "meninas de ouro". Disse que os dirigentes desportivos do basquetebol em Benguela concordam com a ideia da homenagem, isto porque há duas atletas benguelenses na selecção campeã e a cerimónia permitiria que convivessem com a família e amigos.
Para si, a selecção nacional está a ser alvo de muitas homenagens, sobretudo em Luanda, mas Benguela vai, quando estiverem reunidas as condições, informar a Federação Angolana de Basquetebol para definir a data da vinda das campeãs africanas. Disse que a ideia consiste em realizar uma gala com diferentes atractivos, visto ser a primeira vez que a selecção sénior feminina de Angola conquista um título continental, um feito que deve ser comemorado com entusiasmo por todos. Frisou ainda que as jogadoras vão ter uma recepção em apoteose da parte dos adeptos benguelenses, que desta forma prestarão a sua homenagem à selecção, que vai representar o continente africano nos Jogos Olímpicos de Londres.