Africa Basquetebol

19 agosto 2011

ANGOLA : Angola começa à campeão


O percurso está definido. Angola cilindra Chade por 115-56, na partida de encerramento da primeira jornada do XXVI Campeonato Africano das Nações de basquetebol em seniores masculinos, que decorre na cidade de Antananarivo, Madagáscar. Com um arranque fulminante, os angolanos não deram chances aos chadianos. O jogo exterior de Kikas aliado ao de Carlos Morais arrastou os chadianos que, em contra-ataque, encontraram algumas brechas para pontuar. No final do primeiro quarto, Angola vencia por 35- 17.

No segundo quarto, a defesa angolana organizou-se e os chadianos tiveram poucos espaços para chegar a tabela dos decacampeões africanos. Com a equipa B em campo, os angolanos chegaram ao intervalo a vencer por 68-24, com um parcial de 33-7. Sem muita reacção adversária, Michel Gomez, técnico da selecção angolana, não encontrou o cinco ideal capaz de repetir a proeza dos dois primeiros quartos. Entre a alternância dos mais experientes (Kikas, Carlos Morais, Eduardo Mingas) e os novatos, Angola arrastou-se até ao final do terceiro quarto, com o parcial de 21-13.

Foi o quarto que Angola cometeu mais erros defensivos e permitiu aos chadianos valerem-se de alguns rasgos individuais, com realce do irrequieto Ronald, que fechou o placard em 89-47. No último quarto, os chadianos levantaram a cara e passaram a olhar de frente os angolanos. Face a entrada constante na área restritiva dos decacampeões, Michel Gomez puxou do banco Kikas, Carlos Morais e Eduardo Mingas, que deram outro dinamismo à Selecção Nacional. Com os lançamentos exteriores de Angola a funcionar, o Chade só pôde assistir à fuga dos números (parcial de 26-19) e no final contentar-se com a maior concretização da prova: Angola 115 – Chade 56.

Senegal
inspirado supera Marrocos

O Senegal ganhou ao Marrocos por 79-65, em partida caracterizada por equilíbrio. Com fases diferentes, a sorte acompanhou os senegaleses no último quarto da contenda. A estratégia montada, que se consubstanciou na serenidade e jogo exterior, ditou a vitória. No primeiro quarto, o arranque demolidor dos senegaleses ofuscou a defesa dos marroquinos, que não tinham resposta para o jogo exterior. A meio do primeiro quarto, os marroquinos adoptaram uma nova defesa que complicou a avalanche dos adversários. Com o jogo equilibrado, os contendores chegaram ao final empatados a 18 pontos.

No segundo quarto, o cinco marroquino acelerou e os senegaleses não tinham pernas para acompanhar a velocidade. Com jogadas exteriores, Marrocos complicou a vida aos senegaleses, que não encontravam antídoto para aliviar a fúria dos marroquinos. No final da primeira metade do jogo, o resultado pendia a favor de Marrocos por 43 -29. Os senegaleses reentraram decididos a inverter os números do quadro electrónico. Os 14 pontos de diferença eram superáveis. Mais soltos do que no segundo quarto, colocaram os marroquinos a correr e o jogo passou ao equilíbrio. No final do terceiro quarto, a diferença era de um um ponto favorável aos marroquinos.

No último quarto, o fôlego marroquino desapareceu. A resistência e abnegação dos senegaleses superaram a força dos adversários, que assistiram à sua fuga para a vitória. Invertidos os números, os senegaleses fizeram a gestão do resultado até ao final: 79-65 favoráveis ao Senegal.

Grupo D
Para o Grupo D, a República Centro-Africana venceu ontem o Ruanda por 89-61. Ao intervalo, os centro-africanos venciam por 52-31. Noutra partida, a Tunísia venceu o Togo por 103-56. A diferença pontual espelha o que aconteceu ao longo dos 40 minutos. Ao intervalo, a vantagem dos tunisinos era de 58-27.
Francisco Carvalho

Weizy promete melhor
desempenho amanhã

O seleccionador senegalês de basquetebol, Alain Weizy, afirmou ontem, em conferência de imprensa, no final do encontro diante do Marrocos, realizado no pavilhão do Palácio dos Desportos, em Antananarivo, que a sua equipa ainda não está pronta para os grandes desafios e promete estar na segunda ou na terceira jornada. O técnico mostrou-se satisfeito com a vitória, após o jogo em que chegou a estar a perder por 16 pontos de diferença. Alain Weizy disse que os jogadores ainda estão a cometer alguns erros e prometeu corrigi-los, sobretudo os de marcação, para uma melhor prestação no jogo da segunda jornada, a ser disputado amanhã, diante da selecção angolana. Apontou a conquista do título como objectivo do Senegal, mas reconheceu que vai ser “muito difícil”, tendo em conta o nível dos adversários.

Hachad Hassan
culpa o cansaço

O técnico da selecção marroquina, Hachad Hassan, disse, ontem, que a derrota da sua equipa frente ao Senegal, por 65-79, se deveu ao cansaço dos jogadores. O técnico da equipa marroquina adiantou, em conferência de imprensa, que os seus atletas iniciaram bem a partida, mas a partir do segundo tempo começaram ressentir do cansaço e da forte pressão do adversário. “A equipa do Senegal manteve uma pressão sobre nós, e os nossos atletas não conseguiram corresponder”, disse Hachad Hassan. O técnico afirmou que a equipa vai continuar a trabalhar para melhorar jogo após jogo, tendo em conta o objectivo da selecção, que se consubstancia em passar à outra fase. Quanto ao jogo com a selecção angolana, na terceira jornada, o técnico marroquino referiu que tem um jogo ainda com o Chadr e só depois vai pensar na partida de encerramento da primeira fase.

Huilanos apontam caminhos
para revalidação do Afrobasket

Técnicos de basquetebol na província da Huíla defendem ser necessário haver humildade, trabalho e espírito de conquista por parte da Selecção Nacional sénior masculino para que a consagração no Afrobasket’2011 seja um facto. Beto Moreira, técnico das camadas de formação do Sporting Clube do Lubango e da selecção provincial escolar, apontou que, apesar do potencial e favoritismo do combinado nacional, Angola deve fazer do trabalho, dedicação e respeito pelos adversários os seus trunfos para o sucesso. “O favoritismo recai todo para a nossa Selecção. Entendemos também que hoje já não existem adversários fáceis. Contudo, Angola é o principal candidato à conquista e consequente revalidação do troféu, mas, para tal precisa de respeitar os adversários, encarar os jogos com um alto nível de responsabilidade e ter muita precisão nos lançamentos”, defendeu.

António Severino, técnico e responsável pelas camadas de formação do Benfica Petróleos do Lubango, defendeu que os comandados de Michel Gomez não vão ter tarefa fácil. Para ele, deve haver muito esforço por parte dos atletas e equipa técnica, sobretudo diante dos adversários mais altos e superiores em termos fisicos. “Acredito que o campeonato não será fácil. Deve haver muito esforço da selecção, ser forte na defesa, defendendo homem a homem, e quando estivermos com a bola, partirmos rápido para o ataque ou contra-ataque”, advogou. Para o timoneiro, campeão nacional de 2001 em cadetes, só com respeito aos adversários, estratégias bem montadas aliado o espírito de luta, é que se vencem campeonatos.

“Só assim será possível revalidarmos o título africano, pois, apesar das dificuldades que se esperam, a Selecção tem capacidade e nível competitivo para a revalidação, o que é o nosso principal objectivo”, manifestou o técnico António Severino. Na antevisão ao desempenho de Angola na primeira fase da prova, em que tem como adversários as congéneres do Chade, Marrocos e Senegal, os técnicos esperam as maiores dificuldades da parte dos senegaleses, em função da superioridade na altura e porte físico do adversário.
Benigno Narciso . no Lubango