Africa Basquetebol

17 agosto 2011

Afrobasket2011 : Jornada inaugural com duelos de candidatos


As partidas entre as selecções da Nigéria-Mali (grupo A) e Camarões-Egipto (C) constituem o destaque da jornada inaugural do campeonato Africano das Nações em Basquetebol “Afrobasket2011”, que abre hoje e decorrerá até dia 28 próximo, em Antananarivo, no Madagáscar.

Trata-se de jogos entre candidatos ao ceptro da 26ª edição da prova, a julgar pela trajectória destes em campeonatos do género e o nível técnico dos seus executantes, sobretudo nos últimos anos em que têm procurado recuperar alguma mística.
Excepto os faraós, os três conjuntos têm vários jogadores espalhados pelo mundo e há muito perseguem um título, pelo que devem procurar a implementação de estratégias até então traçadas da melhor forma possível, sob pena de uma vez mais fracassarem.
Com história não muito distinta no que ao basquetebol diz respeito, nigerianos e malianos entram no renovado piso do pavilhão “Palácio dos Desportos” às 15:00 local (menos duas em Angola), com o objectivo único de vencer, o que faz antever um desafio bastante equilibrado.
Ambas as selecções possuem atletas de grande porte físico, alguns bem dotados tecnicamente e outros nem tanto, mas se se tiver em conta os dados estatísticos, a Nigéria afigura-se como favorita à vitória.
As medalhas de prata de 1997, 99 e 2003 fazem-na, fora das quadras, superior ao Mali em 14 participações. Os malianos, em 15 presenças, não fizeram melhor que a conquista do bronze (3º lugar) no longínquo ano de 1972.

Já o duelo Camarões-Egipto, a ter lugar às 20h (grupo C), é visto de forma diferente, pois apesar de os egípcios terem registos mais rico fica difícil atribuir-lhes vantagem.
Rejuvenescido com a sua “prata da casa”, o conjunto faraó vê-se na obrigação de vencer um adversário maduro que nas duas últimas edições demonstrou ser capaz de chegar ao topo do pódio.
A equipa camaronesa cresceu em tão pouco tempo e em cinco participações conta já o segundo lugar de 2007, em Luanda, e o quarto em 2009, na Líbia. No entanto, os números são de longe insuficientes comparativamente ao segundo país mais titulado continente.
A jornada será aberta às 12:30, com o jogo Cote d’Ivoire-África do Sul e compreende ainda o Madagáscar-Moçambique (17:00), duas partidas em que os vizinhos da região austral pouco terão para oferecer. Os encontros serão todos realizados no Palácio dos Desportos, com capacidade para cinco mil pesssoas.