Africa Basquetebol

17 agosto 2011

MOÇAMBIQUE : AFROBÁSQUETE MADAGÁSCAR 2011 - Porta para o relançamento


UMA das apostas nos últimos anos da Federação Moçambicana de Basquetebol tem a ver com o relançamento da bola-ao-cesto em seniores masculinos, sendo disso exemplo a Liga Vodacom, cujo sucesso é inquestionável. Fora de portas, no entanto, este desiderato ainda não foi alcançado, daí as atenções da viragem estarem concentradas no Afrobásquete Madagáscar-2011, que hoje se inicia em Antananarivo, com a selecção nacional a defrontar, a partir das 16.30 horas, a sua congénere do país anfitrião.Maputo, Quarta-Feira, 17 de Agosto de 2011:: Notícias
Com os seus objectivos claramente longe da discussão do título, espaço reservado a formações como Angola, decacampeã, Nigéria, Costa do Marfim e Egipto, numa titânica luta pela qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres-2012, a turma moçambicana está na grande ilha do Oceano Índico, primeiro, com a finalidade de melhorar a 14ª posição da edição transacta, há dois anos, na Líbia; segundo, tentar estar entre os 10 primeiros classificados.
A conseguir-se este objectivo, poderá realmente ser o começo do desejado relançamento do basquetebol sénior masculino além-fronteiras, aproveitando-se o enorme potencial existente na nova vaga de jogadores, embora o factor competição internacional continua a ser o principal défice, dada a quase inexistência de jogos regulares com formações doutros países.

Para este ano, indubitavelmente o mais intenso dos últimos tempos, depois de ter aberto com a qualificação zonal na África do Sul, em Janeiro, a selecção enfrenta consecutivamente duas grandes competições: Afrobásquete e Jogos Africanos, com o primeiro a servir de barómetro para aquilo que os nossos jogadores nos poderão proporcionar em Setembro, apesar de se tratar de provas de magnitudes diferentes, já que os países dão mais primazia ao campeonato.

Sob a batuta do espanhol Joseba Garcia, bicampeão nacional pelo Maxaquene, a formação moçambicana efectuou há dias um curto estágio na Espanha, visto pelo seleccionador como tendo sido extremamente importante por ter conferido alguma competição aos atletas e, sobretudo, do ponto de vista de elevação da moral da equipa, considerando os seus triunfos em ambos os desafios.

Adstrito ao Grupo A do Afrobásquete, Moçambique começa esta tarde a competição face a Madagáscar, numa partida em que, apesar de o favoritismo ser praticamente seu, enfrentará uma contrariedade inevitável: o público que de certeza encherá por completo o Palácio dos Desportos de Antananarivo apoiando incessantemente a turma da casa. Mas os nossos jogadores estão conscientes da imperiosidade da vitória na estreia, pois os adversários que se seguem são de uma dimensão superior, designadamente Nigéria, na sexta-feira, e Mali, no domingo, na conclusão da fase de grupos.

Hoje, para além do Madagáscar-Moçambique serão disputados os jogos Nigéria-Mali, também para o Grupo A; Costa do Marfim-África do Sul e Camarões-Egipto, para o C, considerado o “grupo da morte”.
Clã Matos na selecção

TRÊS irmãos, filhos do presidente do Município de Quelimane, Pio Matos, figuram entre os 12 basquetistas que a partir de hoje envergarão o “jersey” nacional em terras malgaxes. Trata-se de Amarildo Matos, a evoluir nos Estados Unidos da América, e dos gémeos Augusto Matos e Pio Matos Jr., que fazem as delícias dos adeptos “alvi-negros”.

Na equipa, o Maxaquene, campeão nacional, contribui com os jogadores Fernando Manjate, Samora Mucavele, Stélio Nuaila e Sílvio Letela; o Desportivo com David Canivete Jr, Custódio Muchate e os irmãos Matos; o Ferroviário do Maputo com Octávio Magoliço e o Ferroviário da Beira com Armando Baptista e Sérgio Macuácua, enquanto do estrangeiro está o “americano” Amarildo Matos.

O seleccionador é o espanhol Joseba Garcia, do Maxaquene, coadjuvado por Milagre Macome, do Costa do Sol. A delegação é chefiada pelo presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol, Francisco Mabjaia, tendo como massagista Orlando Mavota.
Programa de jogos

Maputo, Quarta-Feira, 17 de Agosto de 2011:: Notícias
GRUPO A

Hoje
Madagáscar-Moçambique (16:30 horas)
Nigéria-Mali

Sexta-feira
Madagáscar-Mali
Moçambique-Nigéria (14:00 horas)

Domingo
Nigéria-Madagáscar
Mali-Moçambique (11:30 horas)

GRUPO B
Amanhã
Angola-Chade
Marrocos-Senegal

Sábado
Angola-Senegal
Chade-Marrocos

Segunda-feira
Marrocos-Angola
Senegal-Chade

GRUPO C
Hoje
Costa do Marfim-África do Sul
Camarões-Egipto

Sexta-feira
Costa do Marfim-Egipto
África do Sul-Camarões

Domingo
Camarões-Costa do Marfim
Egipto-África do Sul

GRUPO D
Amanhã
Tunísia-Togo
Rep. Centro Africana-Ruanda

Sábado
Tunísia-Ruanda
Togo-Rep. Centro Africana

Segunda-feira
Rep. Centro Africana-Tunísia
Ruanda-Togo