Africa Basquetebol

18 agosto 2011

ANGOLA :Chade é o primeiro obstáculo


A Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculinos estreia-se hoje, a partir das 18h00, no Palácio dos Desportos e Cultura de Antananarivo, frente à sua similar do Chade, em partida a contar para a primeira jornada da fase preliminar do Grupo B da XXVI edição do Afrobasket”2011 que teve início ontem.

Com o objectivo bem delineado, que passa pela conquista do décimo primeiro troféu continental e consequentemente o apuramento aos Jogos Olímpicos de Londres, competição a decorrer em 2012, a Selecção Nacional, decacampeã africana, vai procurar “arrancar” uma vitória frente ao modesto Chade, selecção que marca a sua estreia numa fase final de Campeonato Africano das Nações da “bola ao cesto”.

Depois de ter escondido às estratégias no treino derradeiro, realizado no Palácio dos Desportos e Cultura, em virtude do recinto ter sido “invadido” por algum público, o francês Michel Gomez vai colocar em quadra uma equipa que seja capaz de neutralizar o jogo ofensivo do seu opositor. Sem qualquer problema de saúde, o seleccionador nacional vai apostar em Armando Costa para conduzir o jogo ofensivo da Selecção Nacional, que é apontada pela imprensa como a principal candidata à conquista da XXVI edição do Campeonato Africano das Nações.

Com maior ou menor dificuldade, o cinco nacional vai seguramente amealhar os dois primeiros pontos na competição. Apesar de reconhecer o poderio de Angola, o seleccionador nacional do Chade afirmou à comunicação social que vai procurar dificultar ao máximo a pretensão dos angolanos. Transitam para a fase seguinte as quatro selecções de cada grupo, que no sistema cruzado disputam os quartos-de-final.

Ainda para o Grupo B, Marrocos e Senegal medem forças no encerramento da ronda um. Já no Grupo D, a Tunísia, medalha de bronze do último Campeonato Africano, defronta a selecção do Togo, ao passo que a República Centro Africana terá pela frente o seleccionado do Rwanda.

Histórias dos afrobasket´s
XVIII Edição
País-Sede: Argélia
Data: 11 a 18 de Dezembro de 1995
Campeão: Angola
Participantes (10): Angola, Senegal, Nigéria, Egipto, Argélia, Mali, Marrocos, Cote D’Ivoire, Moçambique e RD Congo.

Já não havia dúvidas quanto à grande superioridade dos angolanos, principalmente em se tratando de um campeonato a decorrer num país que, à partida, não tem aspirações ao primeiro lugar. A Argélia era aquilo que se podia considerar também terreno neutro para os principais pretendentes à medalha de ouro. Portanto, sem a concorrência de uma forte anfitriã, a principal e natural candidata era logicamente Angola por tudo o que fizera nos últimos 12 anos da história do “Afrobasket”. Com naturalidade, acabou por ganhar, mas, o continente acabou por conhecer uma nova potência, a Nigéria que foi terceira classificada atrás da campeã Angola e do vice-campeão Senegal. Com este triunfo os angolanos totalizavam o seu quarto título consecutivo, algo inédito dos anais da competição. Empatou com o Senegal, em número de campeonatos ganhos (quatro), e ficou a um do Egipto. Nessa altura Angola já era uma lenda em África.

XIX Edição
País-Sede: Senegal
Data: 25 de Julho a 03 de Agosto de 1997
Campeão: Senegal
Participantes (9): Senegal, Nigéria, Angola, Mali, RCA, Mali, Cabo Verde, Cote D’Ivoire e África do Sul.

Duas décadas depois de ter organizado pela última vez o “Afrobasket”, o Senegal voltou a acolher a competição em 1997. Já não ganhava havia 17 anos e há muito que tinha deixado de ser a principal referência do basquetebol continental, embora mantivesse alguma frequência no pódio. Contudo, pelo seu histórico recente, Angola era a principal candidata ao título neste campeonato que contava com duas estreias, designadamente Cabo Verde e África do Sul, esta acabada de ser readmitida no concerto das nações após o fim do Apartheid. E a prova prometia níveis de disputa altíssimos, pois iriam competir todos os campeões continentais, com excepção do Marrocos. Mas, usando bem o factor casa, o Senegal não permitiu que Angola erguesse um quinto título no seu solo, afastando o perigoso adversário ainda nas meias-finais. Na final, bateu a Nigéria, que se consagrava como “grande” no continente.

XX Edição
País-Sede: Angola
Data: 29 de Julho a 06 de Agosto de 1999
Campeão: Angola
Participantes (12): Angola, Nigéria, Egipto, Mali, Tunísia, Argélia, Senegal, Cote D’Ivoire, Cabo Verde, Moçambique, Marrocos, África do Sul.

Angola chamou a si novamente a organização do campeonato africano, algo que acontecia pela segunda vez, 10 anos depois. O objectivo era claríssimo: reconquistar a primazia do basquetebol continental, algo a que já estava habituado e que fazia exactamente há uma década. Jogando em casa e com uma das equipas mais fortes da sua história em “Afrobasket’s”, Angola não deixou os seus créditos por mãos alheias, superando de forma olímpica a concorrência, num dos poucos campeonatos que não teve estreia, mas houve muitas surpresas como a do Senegal (campeão anterior) acabar na sétima posição da tabela geral. Foi uma das maiores conquistas de Angola, que erguia o quinto troféu da sua história, igualando assim os poderosíssimos Egipto e Senegal nesta matéria.

XXI Edição
País-Sede: Marrocos
Data: 04 a 12 de Agosto 2001
Campeão: Angola
Participantes (12): Angola, Argélia, Egipto, Tunísia, Nigéria, Marrocos, Senegal, Cote D’Ivoire, RCA, Moçambique, Mali e África do Sul.

Uma vez mais o campeonato decorreu em “terra de ninguém” em relação aos principais aspirante ao título. O Marrocos, uma vez campeão no longínquo ano de 1965, não era propriamente uma selecção que pudesse ameaçar as poderosas Angola, Egipto, Nigéria e Senegal. Por isso, era difícil vaticinar o campeão, apesar de a reconquista do título ter dado muita substância anímica á selecção de Angola, que era a principal candidata. Era das poucas vezes que todos os campeões continentais se reuniam para abordar o primeiro lugar do “Afrobasket”, o que fazia pressagiar briga séria. Mas, apesar de um pequeno percalço frente à Argélia na primeira fase, Angola ergueu o troféu pela sexta vez, superando país com uma história mais longa no “Afrobasket”, tais como os “incontornáveis” Senegal e Egipto. Angola passava a reinar em matéria de títulos conquistados.

Conheça os
nossos representantes

Nome: Armando Costa
Posição: Base
Peso: 97kg
Altura: 1,89
Idade: 28 anos
Participações: Quatro
Títulos: Três

Nome: Jorge Tati
Posição: Extremo
Altura: 1,95
Peso: 91
Idade: 28 anos
Participações: Zero
Títulos: Zero

Nome: Miguel Kiala
Posição: Poste
Posição: Poste
Peso: 94 Kg
Idade: 21 anos
Participações: Zero
Títulos: Zero

Nome: Domingos Bonifácio
Posição: Base
Altura: 1,86
Peso: 83 Kg
Idade: 27 anos
Participações: Duas
Títulos: Um

Nome: Eduardo Mingas
Posição: Extremo/Poste
Altura: 1,98
Peso: 107 Kg
Idade: 32 anos
Participações: Quatro
Títulos: Três

Nome: Joaquim Gomes “Kikas”
Posição: Poste
Altura: 2,00
Peso: 107 Kg
Idade: 31 anos
Participações: Sete
Títulos: Seis

Nome: Milton Barros
Posição: Base
Altura: 1,83
Peso: 80 Kg
Idade: 27 anos
Participações: Duas
Títulos: Um

Nome: Felizardo Ambrósio
Posição: Poste
Altura: 2,02
Peso: 108 Kg
Idade: 24 anos
Títulos: Dois

Nome: Michel Gomez
Treinador principal

Nome: Carlos Morais
Posição: Extremo base
Altura: 1,93
Peso: 95Kg
Idade: 26
Participações: Quatro
Títulos: Três

Nome: Leonel Paulo
Posição: Extremo/Poste
Altura: 1,97
Peso: 89 Kg
Idade: 25
Participações: Duas
Títulos: Um

Nome: jaime covilhã
Técnicvo: adjunto

Nome: Simão Santos
Posição: Extremo
Altura: 1,97
Peso: 89 Kg
Idade: 29 anos
Participações: Zero
Títulos: Zero

Nome: Valdelicio Joaquim
Posição: Poste
Altura: 2,09
Peso: 1 09 Kg
Idade: 21 anos
Participações: Zero
Títulos: Zero

Nome: artur casimero barros
Técnico: adjunto

Em busca da coroa

Dos 12 atletas que a partir de hoje começam a competir na luta pelo 11º anel continental e o apuramento aos Jogos Olímpicos de Londres 2012, quatro disputam pela primeira vez um Campeonato Africano das Nações de basquetebol em seniores. Trata-se de Simão Santos, extremo do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, Jorge Taty, extremo do Grupo Desportivo Interclube, Valdelício Joaquim, que milita numa das universidades do Estados Unidos, e Miguel Kiala, poste do Petro de Luanda. Kikas Gomes, com 31 anos de idade, segundo atleta mais velho, depois de Mingas (32), é o mais experiente e mais titulado do grupo com seis troféus conquistados.
Melo Clemente

Presença
angolana domina matutinos

A imprensa de Madagáscar colocou ontem acento tónico na 26ª edição do Campeonato Africano (Afrobasket’2011), com destaque para a presença da Selecção angolana, detentora do troféu. Os vários diários, entre generalistas e especializados, apontam Angola como favorita à conquista do título e consideram prestigiante a presença dos angolanos na competição.

O “L’Express” saiu ontem com um “especial” sobre o Afrobasket, a destacar na capa a selecção anfitriã com o título “Madagáscar na rota dos gigantes”. Mais abaixo “Angola a super-favorita”, com uma foto de Valdelício Joaquim, Felizardo Ambrósio, Armando Costa e Mingas no hotel. “Dois favoritos no mesmo grupo” é o que destacou o diário “The Times of Madagáscar”, único especializado em desporto. Esta é uma referência a Angola e Senegal no grupo B.

A publicação escreve que os campeões africanos efectuaram 11 jogos entre Portugal e China e destacam a taça Borislav Stanckovic conquistada pelos pupilos de Michel Gomez. O “Midi Madagasikara” abriu com os jogos da primeira jornada com uma foto da selecção anfitriã a festejar uma vitória e com o título “Que comece a festa”

Basquetebol
anima Festas do Lubango

Fundadores do CODERM-Comité Desportivo Regional Militar e CDH-Clube Desportivo da Huíla associam-se às Festas da Cidade do Lubango com a disputa no próximo sábado de um jogo de basquetebol entre si no pavilhão multiuso da Nossa Senhora do Monte.
De acordo com uma fonte ligada à organização do jogo que falou ao Jornal dos Desportos, o mesmo jogo visa homenagear o general António França “Nadalu”, fundador do CODENM-Comité Desportivo Nacional Militar e Zeca França, primeiro comandante da 5ª Região Militar.

Para além da disputa do jogo de basquetebol, o programa prevê ainda a entrega de diplomas de mérito a um ex-vice-presidente do Clube Desportivo da Huila o malogrado senhor Chaves, ao também malogrado treinador de basquetebol Mário Chaves bem como a Paulo Nunes, igualmente falecido, na qualidade de primeiro jogador do Desportivo da Huíla a representar a Selecção nacional.O programa, organizado pela Associação Provincial de Basquetebol da Huíla conta com o apoio do Governo Provincial.