Africa Basquetebol

17 junho 2011

MOÇAMBIQUE : Antigas “alvi-negras” estreiam-se pela Liga


DEPOIS de alguma polémica sobre a sua participação nas provas sob a égide da Associação de Basquetebol da Cidade do Maputo (ABCM), facto que levou, inclusive, a uma reunião com os clubes para se debater o assunto, a nóvel formação sénior feminina da Liga Muçulmana já se vai estrear nas competições da bola-ao-cesto da capital do país, facto que sucederá amanhã, na segunda jornada do campeonato. Será o regresso à quadra das antigas craques do Desportivo, juntamente com o seu treinador Nazir Salé, agora envergando a camisola “muçulmana”.Maputo, Sexta-Feira, 17 de Junho de 2011:: Notícias
A saída das “alvi-negras” Valerdina Manhonga, Anabela Cossa, Cátia Halar, Odélia Mafanela, Leia Dongue, Filomena Micato, entre outras, para a Liga Muçulmana, após Nazir Salé decidido abrir o departamento de basquetebol neste clube, esteve envolvida num verdadeiro celeuma, entretanto sanada mercê de um diálogo entre as partes, até porque, embora sem o charme que o levou à conquista de dois títulos africanos, para além de competições internas, o Desportivo continua com o básquete sénior feminino.

Com o campeonato iniciado semana passado, e depois de ter estado isenta da jornada inaugural, a Liga Muçulmana compete pela primeira vez tendo como adversário o Maxaquene, em jogo marcado para amanhã, a partir das 16.30 horas, no campo do Ferroviário. Trata-se de um momento em que muitos adeptos aproveitarão para satisfazer a sua curiosidade e até matarem saudades em relação ao grande talento daquele conjunto de atletas.

Antes deste desafio, estarão em campo A Politécnica “B” e Desportivo, às 15.20 horas, enquanto A Politécnica “A” e Ferroviário, no encontro de maior cartel da ronda, se encontrarão quando forem, 18.00 horas.

Na jornada inaugural, A Politécnica “A” levou de vencida Maxaquene pela marca de 62-38 e Ferroviário bateu Desportivo por 56-29.

Entretanto, ainda a disputarem a Taça Maputo, os seniores masculinos conheceram, esta quarta-feira, a efectivação de mais uma jornada, na qual o destaque vai para a derrota do Maxaquene diante do Costa do Sol por 76-70, enquanto Desportivo se sobrepôs ao Ferroviário por 60-42.

Fora da componente competição, referência para a presença entre nós do ex-basquetista português Henrique Vieira, que iniciou a sua carreira em Moçambique e que actualmente é treinador do Benfica.

Durante a sua estada em Maputo, Vieira irá orientar um “clinic” destinado a técnicos da modalidade, designadamente nos dias 20, 21 e 22, para treinadores do básquete “show”, de iniciados e monitores de mini-básquete, das 15.30 às 17.30 horas; e para treinadores da Liga Vodacom e competição, entre as 18.00 e as 20.00 horas.

7 Comments:

Enviar um comentário

<< Home