Africa Basquetebol

14 junho 2011

ANGOLA : Barros e Cipriano integram grupo


As presenças do base Milton Barros e do extremo base Olímpio Cipriano marcaram ontem, no ginásio da Sistec, o terceiro treino da pré-selecção nacional de basquetebol, que projecta a sua participação no Afrobasket´2011, em Agosto próximo, em Madagáscar. Depois de terem solicitado dispensa nas duas primeiras sessões de treinos, Barros e Cipriano, que representam as cores do Recreativo do Libolo, compareceram ontem, na sessão matinal, que esteve virada a exercícios de musculação.O base Armando Costa e o extremo base Carlos Morais continuam ausentes dos trabalhos da pré-selecção nacional, mas este facto não preocupa o seleccionador nacional, Michel Gomez.

"Armando Costa e Carlos Morais devem integrar os trabalhos de preparação nos próximos dias e tenho a certeza de que até à data do Além das ausências do Armando Costa e Carlos Morais, o extremo base Roberto Fortes, do Atlético Petróleos de Luanda, também falhou a sessão de ontem, depois de ter marcado presença nas primeiras duas sessões. Eduardo Mingas e Valdelício Joaquim foram submetidos no final da sessão para exercícios de alongamentos.

O seleccionador nacional mostrou-se satisfeito pela entrega dos pré-seleccionados que, dia após dia, parecem mais motivados. "É fantástico ver a entrega dos jogadores. A Final Four foi uma competição bastante desgastante, mas, ainda assim, tem sido fenomenal a capacidade de reacção dos jogadores e isso deixa a equipa técnica bastante satisfeita", finalizou Michel Gomez, técnico que foi contratado pela direcção da Federação Angolana de Basquetebol para conquistar o 11º anel continental e o consequente apuramento aos Jogos Olímpicos de Londres´2012.

Marcaram presença na sessão ontem os seguintes atletas: Domingos Bonifácio, Jorge Taty, Milton Barros, Olímpio Cipriano, Felizardo Ambrósio, Paulo Santana, Miguel Kiala, Hermenegildo Mbunga, Leonel Paulo, Simão Santos, Joaquim Gomes "Kikas" e Valdelício Joaquim. Hoje, às 17h00, a pré-selecção nacional volta aos trabalhos no Municipal dos Coqueiros, com a realização do chamado teste Cooper, destinado a avaliar a condição física dos atletas.

Senhoras preparam o Afrobasket

Clarisse Paka (poste), atleta que joga em França, constitui a principal novidade da pré-selecção nacional de basquetebol em seniores femininos, que se concentrou ontem nas instalações da FAB, visando os X Jogos Pan-africanos, de Setembro próximo, em Moçambique, e a XXII edição do Afrobasket, a disputar-se de 23 de Setembro a 2 de Outubro do ano em curso, em Bamaco, Mali.

Interclube, com sete, e 1º de Agosto, com seis, foram as formações que forneceram mais atletas à pré-selecçao nacional. Para as duas competições, Aníbal Moreira convocou 17 atletas. Eis a lista completa: Clarissa (França); Artémis Leonor Barbosa Afonso (Vagos de Portugal), Ângela Cardoso, Felizarda Jorge, Madalena Félix, Cristina Matiquite, Fineza Eusébio e Nacissela Maurício (1º de Agosto); Ana Gonçalves (Interclube de Benguela); Catarina Camufal, Mavuba Mireille, Sónia Guadalupe, Nguendula Filipe, Nadir Manuel, Luísa Tomás e Luzia Simão (1º de Agosto); Merciana Fernandes (Maculusso). MC


Mingas e Kikas
disputam a braçadeira

Os postes Eduardo Mingas e Joaquim Gomes "Kikas", os dois atletas mais experientes da Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculinos, vão lutar pela braçadeira de capitão para o Afrobasket de Madagáscar. Depois das saídas de Miguel Lutonda e Carlos Almeida, que até então assumiam a braçadeira de capitão e de sub capitão, dos decacampeões africanos da “bola ao cesto” Kikas e Mingas apresentam-se como os principais candidatos a assumirem o posto de capitão. Kikas leva ligeira vantagem, dado ao seu carácter extrovertido. MC

Convocado
pré-selecção B


A pré-selecção nacional B de basquetebol em seniores masculinos, que vai disputar os X Jogos Pan-africanos de Maputo, Moçambique, em Setembro próximo, concentra-se hoje, às 15h30 minutos, nas instalações da federação angolana da modalidade, sita no Complexo da Cidadela Desportiva, em Luanda, para tomar conhecimento do programa de preparação. Para a “operação Maputo", Raul Duarte convocou 14 atletas, dentre os quais se destacam as presenças dos bases Hermenegildo Santos, do 1º de Agosto, e Braúlio Morais, do Atlético Petróleos de Luanda. Com cinco atletas, o 1º de Agosto é a formação com mais jogadores na selecção B, seguido do Libolo e Petro, com três representantes cada.

Eis a lista completa da pré-selecção nacional B: Hermenegildo Santos, Islando Manuel, Vladimiro Ricardino, Adolfo Quimbamba e Hélder Ortet (1º de Agosto); Braúlio Morais, Hélder Gonçalves e Paulo Barros (Petro); Mayzer Alexandre, Edson Ndoniema e Abdel Gomes (Libolo); Escorcio António e Hugo Cristiano (Sporting de Cabinda); e Afonso Mutau (Interclube). Raul Duarte tem como coadjuvantes Manuel Silva, Jaime Prado, preparador físico, Celestino Fula, fisioterapeuta, e Pova Francisco, seccionista. MC