Africa Basquetebol

16 junho 2011

ANGOLA : Decacampeões estão em Cabinda


A pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos que prepara a sua participação na edição número 26 do Afrobasket/2011, prova a disputar-se de 17 a 28 de Agosto próximo, em Antananarivo, Madagáscar, realiza nas primeira horas da tarde de hoje, quinta-feira, em Cabinda, a primeira sessão de treinos.
A delegação, coordenada por Soares de Campos, ex-árbitro internacional, partiu às 5h00 desta manhã, para a cidade mais ao norte do país, sem o internacional angolano, Armando Costa (ver peça a parte).

Em Cabinda, a pré-selecção nacional comandada pelo francês Michel Gomez vai permanecer por um período de dez dias. Depois de ter cumprido a primeira semana de preparação na capital do país, Luanda, divididos em exames médicos, trabalhos de campo e testes de resistência, os pupilos de Michel Gomez vão dar agora maior incidência no aprimoramento dos aspectos técnicos e tácticos, com principal realce para as transições rápidas defesa ataque, lançamentos a curta e longa distância para alem dos aspectos defensivos.
Ontem, no período da manhã, os integrantes da pré-selecção nacional, entre atletas, técnicos e dirigentes trataram de assuntos administrativos junto da embaixada de França.

De acordo com o coordenador da Selecção Nacional, Soares de Campos, os aspectos administrativos foram todos resolvidos junto da representação diplomática de França. A viagem para França acontece a 03 de Julho. “Hoje (ontem), felizmente conseguimos resolver tudo no que concerne os aspectos administrativos junto da embaixada francesa”, asseverou Soares de Campos. Entretanto, já no final da manhã, os integrantes da pré-selecção nacional de basquetebol reuniram-se com a direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB).

O chefe do Gabinete Técnico e de Formação da FAB, Tony Sofrimento, presidiu o encontro, e segundo apuramos, foram tratados assuntos relacionados com ajudas de custo assim como os contratos para a “operação” Antananarivo. Angola figura no grupo B juntamente com Tchad, com quem se estreia a 18 de Agosto, Senegal e Marrocos. Os decacampeões que vão a busca do décimo primeiro título africano e consequentemente o apuramento aos Jogos Olímpicos de Londres, Inglaterra, a disputar-se em 2012, têm agendado três torneios, sendo dois na China e um em Portugal.

Base Armando Costa
integra grupo no final do mês

O internacional angolano, Armando Costa, base, 28 anos de idade, um metro e 87 centímetros de altura, junta-se a pré-selecção nacional apenas no dia 28 do mês em curso, segundo fez saber o coordenador da Selecção Nacional, Soares de Campos. “O Armando Costa vai juntar-se a pré-selecção nacional no dia 28 deste mês, altura em que dará por encerrado a sua preparação na cidade mais ao norte do país, Cabinda. Armando Costa fez a sua estreia na Selecção Nacional em 2005, no Afrobasket de Argel, seguindo-se os africanos de Luanda, em 2007, e 2009, na Líbia. O internacional angolano falhou o Campeonato do Mundo de 2010, na Turquia, devido a uma lesão no joelho esquerdo.
MC

Pré-selecção nacional
B inicia preparação em Julho

A pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos B convocada na última segunda-feira, visando os X Jogos Pan-africanos de Maputo, Moçambique, a decorrer de 03 a 18 de Setembro do ano em curso, arranca com os trabalhos de preparação a três de Julho próximo, segundo apurou o Jornal dos Desportos de fonte federativa. Raul Duarte convocou 14 atletas, onde se destacam as presenças dos bases Hermenegildo Santos, do 1º de Agosto, e Braúlio Morais, do Atlético Petróleos de Luanda. Com cinco atletas, o 1º de Agosto é a formação com mais jogadores na selecção B, seguido do Libolo e Petro, com três representantes cada.

Eis a lista completa da pré-selecção nacional B: Hermenegildo Santos, Islando Manuel, Vladimiro Ricardino, Adolfo Quimbamba e Hélder Ortet (1º de Agosto); Braúlio Morais, Hélder Gonçalves e Paulo Barros (Petro); Mayzer Alexandre, Edson Ndoniema e Abdel Gomes (Libolo); Escorcio António e Hugo Cristiano (Sporting de Cabinda); e Afonso Mutau (Interclube). Raul Duarte tem como coadjuvantes Manuel Silva, Jaime Prado, preparador físico, Celestino Fula, fisioterapeuta, e Pova Francisco, seccionista. Angola conquistou a medalha de ouro dos IX Jogos Pan-africanos, disputados em Argel, capital da Argélia.
MC

5 Comments:

Enviar um comentário

<< Home