Africa Basquetebol

09 junho 2011

ANGOLA : Selecção abriu as oficinas com alegria e boa disposição


Alegria e boa disposição marcaram ontem, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, em Luanda, a primeira sessão de treinos da pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos que projecta a sua participação no XXVI Campeonato Africano das Nações da categoria (Afrobasket), a decorrer de 17 a 28 de Agosto do ano em curso, em Antananarivo, capital de Madagáscar.

Depois dos indispensáveis exames médicos, realizados na última segunda-feira, na clínica da Endiama, ontem, o seleccionador nacional, Michel Gomez, e seus adjuntos Jaime Covilhã e Artur Casimiro Barros, dirigiram a primeira sessão de treinos, que esteve sobretudo virada para o lado recreativo. A ausência injustificada do extremo base do Recreativo do Libolo Olímpio Cipriano marcou o primeiro treino dos decacampeões africanos da “bola ao cesto”.

Entretanto, dos 16 atletas convocados para a “operação” Antananarivo, 12 marcaram presença ontem, no Pavilhão Principal da Cidadela. Miguel Kiala, Hermenegildo Mbunga, Valdelício Joaquim, Joaquim Gomes “Kikas, Eduardo Mingas, Felizardo Ambrósio, Simão Santos, Leonel Paulo, Jorge Taty, Roberto Fortes, Paulo Santana e Domingos Bonifácio foram os presentes. Armando Costa, Carlos Morais e Milton Barros juntam-se ao grupo apenas no sábado.

Os atletas acima referenciados, que justificaram atempadamente as suas ausências regressam ao país amanhã, após umas curtas férias no exterior. Depois de terem trabalhado no período matinal, os pré-selecçionados voltaram, à tarde, a trabalhar os aspectos técnicos e tácticos, ao que se seguiram de lançamentos de curta e longa distância.

Valdelício Joaquim, atleta que milita numa das universidades dos Estados Unidos da América, poste de 2,8 m, fez trabalhos específicos com o francês Michel Gomez. Vadelício exercitou jogadas de costas para o cesto.Hoje, a pré-selecção nacional realiza a sua terceira sessão de treinos no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva.O combinado nacional segue a 16 do mês em curso para Cabinda, onde permanece por um período de 10 dias, segundo fez saber Jaime Covilhã, um dos adjuntos de Michel Gomez.

Nuno Teixeira coordena selecção nos Jogos de Maputo

Nuno Teixeira, chefe do departamento das selecções nacionais da Federação Angolana de Basquetebol, vai coordenar a Selecção Nacional B, que de 3 a 18 de Setembro do ano em curso, compete nos X Jogos Pan-africanos de Maputo, Moçambique, de acordo com Tony Sofrimento, chefe do Gabinete Técnico e de Formação da (FAB).
“De facto esta decidido a nível da direcção que o professor Nuno Teixeira vai coordenar a Selecção Nacional que vai competir nos Jogos Pan-africanos de Maputo”, asseverou Tony Sofrimento.