Africa Basquetebol

09 junho 2011

ANGOLA : Ex-dirigente alerta evolução dos adversários dos campeões africanos

Luena - O ex secretário-geral dos Desportos Colectivos no Huambo, Issau Benjamim, mostrou-se hoje apreensivo quanto à possibilidade dos campeões africanos revalidarem o título continental, atendendo a evolução de outras selecções.
Segundo o ex-dirigente, os deca-campeões continentais (angolanos) terão de trabalhar de forma redobrada para, como sempre, taparem as lacunas da posição três e durante a preparação deverão seleccionar adversários altos para explorarem no máximo as capacidades.
Disse que o facto de Angola possuir um campeonato longo e competitivo, onde actuam os escolhidos e aliado ao caso de ser o detentor do troféu, serão elementos importantes para, de forma psicológica, ultrapassar os adversários.
Falando dos seleccionados para a "operação" Antananarivo, em Agosto, disse haver qualidade técnica para derrotar os oponentes, mas lembrou que os jogadores deverão ter responsabilidade e respeito dos concorrentes.
Sobre o grupo de Angola (B), com Tchad (adversário da estreia), Marrocos e Senegal, Issau Benjamim disse ser equilibrado e reiterou a necessidade de se vencer o jogo inaugural, para elevar os ânimos do “cinco” nacional.
“Marrocos e o Senegal são os principais adversários dos deca-campeões neste grupo. Cote d'Ivoire e Nigéria são também sérios candidatos à conquista do título, isto tendo em conta as exibições do Afrobasket2009 na Líbia, assim como a evolução que têm granjeado”, defendeu.

A maior competição a nível das selecções em África da “bola ao cesto” decorrerá na cidade de Antananarivo (Madagáscar) de 17 a 28 de Agosto.
Issau Benjamim foi secretário-geral dos Desportos Colectivos na província do Huambo na década de 80, quando os desportos colectivos tinham apenas uma associação.