Africa Basquetebol

08 junho 2011

ANGOLA : Raul Duarte operação Maputo

A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) e o técnico angolano, Raul Duarte, realizam hoje, quarta-feira, os últimos acertos, tendo em atenção a participação do cinco nacional nos X Jogos Pan-africanos de Maputo, Moçambique, a serem disputados em Setembro do ano em curso, segundo fez saber o chefe do Gabinete Técnico e Formação do órgão reitor da modalidade no país, Tony Sofrimento. “Nós temos tido reuniões constantes com o professor Raul Duarte porque como sabem, ele vai dirigir a Selecção Nacional B se assim podemos chamar, nos X Jogos Pan-africanos de Maputo. Acredito que amanhã (hoje) acontece o último encontro para se colocar o preto no branco”, afirmou o executivo da FAB.

Para os décimos Jogos Pan-africanos de Maputo, a direcção da FAB traçou como meta a reconquista da medalha de ouro. “Para esta competição queremos estar aos mais alto nível. E o mais alto nível será sem sombras de dúvidas a reconquista da medalha de ouro. Vamos criar todas as condições para que esse propósito seja alcançado porque entendemos que temos recursos humanos suficientes para esta campanha”, disse Tony Sofrimento. Entretanto, caso a direcção da federação e o técnico do Grupo Desportivo do Libolo do Kwanza Sul acertem hoje os últimos pormenores do contrato, Raul Duarte divulgará nos próximos dias a lista dos pré-seleccionados para os X Jogos Pan-africanos.

O base Simão Panzo, do Grupo Desportivo Interclube, Euclides Camacho, extremo base, igualmente do grémio da Polícia, e Islando Manuel, extremo da equipa rubro e negra, constarão na lista de Raul Duarte, segundo apurou o Jornal dos Desportos de fonte segura.
Os Jogos Pan-africanos serão disputados de três a 18 de Setembro do ano em curso. Os Jogos estavam inicialmente marcados para Lusaka, Zâmbia, mas, devido a dificuldades financeiras desistiu de acolher a prova e Maputo assumiu a realização da edição número dez dos também conhecidos Jogos Olímpicos Africanos. Os Jogos Pan-africanos já foram disputados em Brazzaville (I edição), Lagos (II), Argel (III), Nairobe (IV), Cairo (V), Harare (VI), Joanesburgo (VII), Abuja (VIII), Argel (IX).

Dacacampeões
trabalham amputados

A pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos que na última segunda-feira começou a preparação com a realização dos indispensáveis exames médicos, visando o Afrobasket de Antananarivo (Madagáscar), a disputar-se de 17 a 28 de Agosto próximo, de forma amputada. Carlos Morais, extremo base do Atlético Petróleos de Luanda, Armando Costa, base, do 1º de Agosto, e Milton Barros, base, do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul junta-se ao grupo apenas no próximo sábado, já que regressam, ao país na sexta-feira, dia 10 de Junho.

Os demais, efectuaram na segunda-feira, os exames médicos e encontram-se aptos, de acordo com o médico da Selecção Nacional, Agostinho Matamba. Os pré-seleccionados efectuaram, entre outros, testes de hemograma, velocidade segmentada (VS), função hepática, função renal, yonograma, urina sumária, electrocardiograma e raio X do tórax. O combinado nacional tem como objectivo à conquista do décimo primeiro título continental.

em femeninos

Aníbal
dirige Selecção

O técnico angolano, Aníbal Moreira, poderá dirigir a Selecção Nacional de Basquetebol em seniores femininos, nos décimos Jogos Pan-africanos de Maputo, a disputarem-se de três a 18 de Setembro do ano em curso, em Maputo, capital de Moçambique, de acordo com Tony Sofrimento. “Estamos a tratar os últimos detalhes mas, devo dizer, que em princípio a Selecção feminina ficará a cargo do técnico angolano Aníbal Moreira”, garantiu o chefe do Gabinete Técnico e de Formação da Federação Angolana de Basquetebol.

À semelhança dos masculinos, a convocatória das senhoras para a “operação” Maputo será igualmente anunciada igualmente nos próximos dias. A Selecção nacional que normalmente tem subido ao pódio vai tentar chegar ao primeiro lugar, ou seja, conquistar pela primeira vez a medalha de ouro. MC