Africa Basquetebol

10 maio 2011

ANGOLA : Petro & Libolo em jogo de titãs

O norte-americano, Reggie Moore, extremo poste, poderá desfalcar a formação do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, que hoje defronta a partir das 19h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Atlético Petróleos de Luanda, em partida referente a primeira jornada da segunda volta, quarta no geral, da 33ª edição da “Final Four”, segundo apurou o Jornal dos Desportos do vice-presidente para o basquetebol da equipa libolense, Luís Antunes.

De acordo com Luís Antunes, o norte-americano que contraiu uma lesão no tornozelo direito durante a primeira volta da “Final Four” tem sido submetido a tratamento intensivo mas, a sua utilização na partida de hoje, frente aos petrolíferos da capital, líderes invictos da 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket), com seis pontos, constituiu uma incógnita.

“O Reggie Moore tem sido submetido a tratamento intensivo e a sua recuperação é satisfatória. O atleta está a melhor a cada dia que passa mas para o desafio de amanhã (hoje) é pouco provável que ele preste o seu contributo”, prognosticou o vice-presidente para o basquetebol do Libolo. Ontem, durante a primeira sessão de treinos do dia, o extremo poste Reggie Moore foi o grande ausente.

Apesar desta contrariedade, a formação do Recreativo do Libolo que até aqui somou apenas um triunfo, tendo averbado já duas derrotas, vai a busca da sua segunda vitória na “Final Four”, ante um adversário que nesta etapa da prova agigantou-se, sendo por isso, o líder da prova, com seis pontos, fruto de três triunfos.

Entretanto, no seio da formação do Eixo-viário, os níveis de confiança estão em alta.Alberto Babo, técnico principal dos petrolíferos da capital, quer manter a senda das vitórias, apesar de reconhecer que terá pela frente um forte adversário. Para o embate desta noite, o português ao serviço da equipa petrolífera contará com as suas principais unidades.

O internacional angolano, Carlos Morais, extremo base, atleta que sofreu um rasgão no olho esquerdo na penúltima jornada da primeira volta está apto, e vai seguramente fazer parte do cinco inicial.Motivado com as três vitórias obtidas durante a primeira volta, a formação do Atlético Petróleos de Luanda vai procurar começar a segunda volta tal como começou a primeira, ou seja, com vitória. Dado ao equilíbrio, quer em termos de valores individuais, quer em termos colectivos, o confronto desta noite será decidido nos detalhes.

Depois de ter sido batido na primeira volta, o Libolo vai certamente a busca da desforra, por formas a manter a esperança da conquista do título inédito do BAI Basket. Petro lidera a “Final Four”, com seis pontos, seguido do Libolo, com cinco. 1º de Agosto e Interclube ocupam as posições imediatas, com quatro pontos cada.

D´Agosto recebe Interclube
com pensamento na vitória

Digerida a derrota sofrida frente ao arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda, no encerramento da primeira volta do “Final Four”, por 93-98, a equipa do 1º de Agosto recebe hoje a partir das 18h00, no Pavilhão do Codenm, o Grupo Desportivo Interclube, na abertura da ronda um da segunda volta, quarta no geral. A partida entre militares e polícias servirá também de ajuste de contas, já que a formação do Interclube havia batido no Pavilhão 28 de Fevereiro, os actuais campeões nacionais em título, por 93-89.

Luís Magalhães, português ao serviço do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, tem o seu arsenal em prontidão para “alvejar” a formação da Polícia, liderada por José Carlos Guimarães.O internacional angolano, José Nascimento, extremo, continua a desfalcar a formação do Interclube. O atleta encontra-se a recuperar de uma lesão no joelho esquerdo.

Ainda assim, os comandados de José Carlos Guimarães que tiverem o privilegio de bater em casa o 1º de Agosto, durante a fase regular, vão procurar repetir a proeza no desafio de logo. A jogar em casa, os militares vão seguramente procurar vergar os polícias a fim de se manterem firmes na luta pela revalidação do ceptro nacional. MC

Série C faz disputar 2ª jornada

A Série C da 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket), grupo reservado as equipas que vão disputar do nono ao décimo segundo lugares, faz disputar hoje, terça-feira, a segunda jornada da segunda volta. O Clube Desportivo Vila Estoril recebe a partir das 14h00, no Pavilhão Anexo número dois, o Futebol Clube Vila Clotilde, ao passo que às 16h00, no mesmo recinto, Clube Desportivo Universidade Agostinho Neto defronta o Santos Futebol Clube.

Entretanto, a Série B, reservada as equipas que disputam as classificativas do quinto ao oitavo lugares, faz disputar a primeira jornada da segunda volta apenas no dia 13 no mês em curso. O Atlético Sport Aviação (ASA) recebe no Anexo, às 16h00, o Sporting de Cabinda, enquanto o Sporting de Luanda defronta no mesmo recinto a partir das 14h00, a formação da Lusíadas. MC