Africa Basquetebol

07 maio 2011

ANGOLA : Presidente da FAB destaca importância do I encontro da modalidade

O presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Gustavo da Conceição, destacou sexta-feira, em Benguela, a importância do primeiro encontro nacional da modalidade, já que permite buscar contributos concretos para solucionar os diversos problemas por que passa o basquetebol nacional.

O presidente da FAB falava na abertura do evento que decorreu em Benguela com o objectivo de auscultar os agentes do desporto, em particular os do basquetebol, sobre temas ligados à modalidade e recolher sugestões para o seu desenvolvimento.

O dirigente disse ser uma oportunidade ímpar para que os agentes desportivos do país possam debater e reflectir acerca dos randes temas actuais ligados ao basquetebol nacional.

Gustavo da Conceição, para quem o primeiro encontro nacional do basquetebol correspondeu às expectativas, afirmou que a FAB convidou o maior número possível de pessoas para poderem encontrar soluções face aos problemas que a modalidade atravessa.
Assegurou que mais encontros do género vão ser realizados com a abordagem de outros temas para que a família basquetebolística esteja ao corrente do desenvolvimento da modalidade e participe activamente desse processo.

O I Encontro Nacional de Basquetebol, que Benguela albergou esta sexta-feira, abordou sobre a Participação dos clubes na gestão da competição sénior masculina, a Criação da liga de basquetebol, Responsabilidade das estruturas da FAB e ética no seu relacionamento.
O encontro falou ainda do apoio do Estado no desenvolvimento do desporto, perfil do atleta nacional e caracterização técnica do basquetebol angolano - seu impacto na competição internacional, a nacionalização de atletas - oportunidade ou imperativo num desporto globalizado.

O certame teve como prelectores Paulo Madeira (presidente do conselho de disciplina da FAB), Lino Quienda (representante do ministério das finanças), Victorino Cunha (antigo seleccionador nacional e instrutor da FIBA-África), Raúl Duarte (técnico do Recreativo do Libolo) e ainda representantes do Ministério da Justiça.

Para sábado está programado um seminário que abordará o Programa de Expansão e Desenvolvimento do Basquetebol (Pedbasket), Procedimentos técnico-administrativos e legais na gestão da modalidade, Formação, Gestão de jogos e Projecto de marketing.

Para o mesmo dia está agendada a assembleia-geral da federação, que deverá contar com a presença de 14 associações provinciais (Luanda, Cabinda, Bengo, Benguela, Huíla, Huambo, Bié, Moxico, Namibe, Cunene, Kuando Kubango, Luanda Norte, Lunda Sul e Uije), além dos clubes que participam em provas nacionais ou regionais.

A última assembleia-geral da FAB foi realizada em 2008 na província de Luanda.