Africa Basquetebol

06 maio 2011

ANGOLA : Associados preparados para o Iº Encontro Nacional


A realização de competições regulares inter-regionais, aplicação de medidas para o controlo de adulteração de idades, bem como resolução das preocupações das associações constam da lista de propostas da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla a apresentar, hoje, no primeiro encontro nacional de basquetebol, na cidade de Benguela. As deliberações saíram da reunião realizada na passada terça-feira com os clubes, na qual estes manifestaram como inquietação junto da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) a continuidade dos apoios financeiros aos clubes envolvidos nas diferentes competições, de acordo com o presidente de direcção da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla, Luís Garrido Lisboa.

O dirigente adiantou que o fenómeno de adulteração de idades dos atletas, prejudica o desporto e todo um trabalho de controlo dos atletas deve ser feito a partir da base, começando pelas escolas. “É uma acção em que as associações e as instituições escolares lhes são incumbida a responsabilidade”, sustentou Luís Garrido. A Huíla vai questionar a direcção da FAB, em Assembleia-Geral, a realizar-se sobre a situação de uma instalação para funcionamento da sede da Associação, uma promessa feita durante a campanha eleitoral, em 2008. “Hoje, infelizmente, estamos com dois meses de renda atrasada com a direcção do Sporting Clube do Lubango, que protelaram a nossa saída, senão estaríamos na rua”, disse.

Por este facto, a associação, diz Luís Garrido, vai exigir resolução imediata dessa situação. O presidente da Associação disse que vai solicitar à direcção técnica da FAB a a realização das provas em conformidade com o calendário escolar para possibilitar as províncias, em particular a Huíla, a acolher o campeonato nacional nos escalões de cadetes em ambos os sexos. Luís Garrido quer acolher mais acções formativas de dirigentes, técnicos e juízes, bem como ver incrementado o projecto PED basquetebol. Na Huíla existem seis clubes filiados, nomeadamente, Benfica do Lubango, CDH, Ferroviário da Huíla, Sporting do Lubango, Desportivo do Tchioco, Chibia e Heja, para além dos núcleos escolares, de bairros e nos municípios da Humpata, Matala e Chibia.

Huambo defende
aposta nas camadas de formação

O secretário-geral da Associação de Basquetebol no Huambo, Domingos Malaquias, defendeu, ontem, a necessidade de a federação angolana apostar mais nas camadas de formação, de forma a garantir o desenvolvimento da modalidade no país. Falando à Angop a propósito da realização da Assembleia-Geral da Federação de Basquetebol, amanhã, em Benguela, o responsável explicou que os representantes do Huambo devem propor ao elenco de Gustavo da Conceição maior atenção à formação de quadros, assim como a implementação e acompanhamento de programas de expansão e de desenvolvimento.

Considerou não existir progresso na base, visto que nos últimos anos os campeonatos nacionais, nestes escalões, são disputados, em número reduzido, pelas mesmas equipas. “Não podemos continuar a assistir ao decréscimo de basquetebol, quando temos soluções pragmáticas para evitar o pior”, disse.

Malaquias afirmou também que “hoje, o basquetebol só é praticado em sete províncias, das quais quatro têm equipas seniores e as restantes apostam nas camadas de formação”. Além da capital do país, as províncias de Kwanza-Sul, Bié, Huambo, Benguela, Cabinda e Huíla são notórias na prática do basquetebol