Africa Basquetebol

06 maio 2011

ANGOLA : Naturalização de atletas em debate no encontro nacional

A naturalização de atletas será um dos temas a ser abordado no primeiro encontro nacional de basquetebol a ter lugar sexta-feira em Benguela, informou hoje à Angop o secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Tony Sofrimento.

De acordo com a fonte, a intenção é abordar o tema a nível nacional para se saber se há ou não necessidade de se naturalizar atletas para representarem a selecção nacional e em que circunstâncias.
“Esta é uma decisão que não passa apenas pela federação e tem que ser discutida a todos os níveis. Caso haja necessidade todas as entidades devem estar empenhadas”, frisou.

Além dos agentes do basquetebol, o acto contará com representantes do Ministério da Justiça entre outros convidados.
Recentemente o norte-americano Reggie Moore, do Recreativo do Libolo, manifestou interesse em representar a selecção angolana.
O único caso de naturalização do basquetebol angolano é o poste de Abdel Boukar, originário do Tchad.

Outros temas agendados para o evento são participação dos clubes na gestão da competição sénior masculina; Criação da liga de basquetebol, responsabilidade das estruturas da FAB e ética no seu relacionamento, Apoio do Estado no desenvolvimento do desporto, perfil do atleta nacional e caracterização técnica do basquetebol angolano - seu impacto na competição internacional, nacionalização de atleta - oportunidade ou imperativo num desporto globalizado.

A actividade terá como prelectores Paulo Madeira (presidente do conselho de disciplina da FAB), Lino Quienda (representante do ministério das finanças), Victorino Cunha (antigo seleccionador nacional e instrutor da FIBA-ÁFRICA), Raúl Duarte (técnico do Recreativo do Libolo).