Africa Basquetebol

08 maio 2011

ANGOLA : Primeiro Encontro Nacional correspondeu à expectativa

O presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Gustavo da Conceição, destacou na sexta-feira, em Benguela, a importância do I Encontro Nacional da modalidade, já que permitiu procurar contributos concretos para solucionar os diversos problemas por que passa o basquetebol nacional. O presidente da FAB falava na abertura do evento, que teve por objectivo auscultar os agentes do desporto, em particular os do basquetebol, sobre temas ligados à modalidade, e recolher sugestões para o seu desenvolvimento.

O dirigente disse ser uma oportunidade ímpar para que os agentes desportivos do país possam debater e reflectir acerca dos grandes temas actuais ligados ao basquetebol nacional. Gustavo da Conceição, para quem o encontro correspondeu às expectativas, afirmou que a FAB convidou o maior número possível de pessoas para encontrarem soluções face aos problemas que a modalidade atravessa.

Assegurou que mais encontros do género vão ser realizados com a abordagem de outros temas, para que a família basquetebolística esteja ao corrente do desenvolvimento da modalidade e participe activamente desse processo. O I Encontro Nacional de Basquetebol abordou a participação dos clubes na gestão da competição sénior masculina, a criação da liga de basquetebol, responsabilidade das estruturas da FAB, e a ética no seu relacionamento.

O encontro abordou também o apoio do Estado no desenvolvimento do desporto, perfil do atleta nacional e caracterização técnica do basquetebol angolano – seu impacto na competição internacional, a nacionalização de atletas – oportunidade ou imperativo num desporto globalizado.