Africa Basquetebol

06 maio 2011

ANGOLA : Associação do Huambo forma treinadores e árbitros

O secretário da associação de basquetebol na província do Huambo, Domingos Malaquias, anunciou hoje, nesta cidade, a realização, a partir do próximo dia 10, de um ciclo de formação destinado a treinadores, árbitros, estatísticos, cronometristas e dirigentes desportivos.
Este ciclo formativo, segundo a fonte, vai ser realizado em parceria com a federação angolana de basquetebol e o comité nacional olímpico, tendo como finalidade contribuir no desenvolvimento e expansão da modalidade na província.
Disse que os cursos estão abertos para todos os interessados, principalmente professores de educação física e agentes desportivos dos municípios e comunas onde a associação prevê implementar os seus programas de massificação.
Domingos Malaquias justificou que a realização deste ciclo formativo resulta da necessidade da associação em relançar a modalidade e permitir o surgimento de mais equipas na província.

Informou que o estado da modalidade no Huambo não é dos melhores, mas admitiu que estão a ser dados passos firmes rumo ao seu crescimento e alargamento em todos os municípios.
“No Huambo estamos a dar passos para que a modalidade se desenvolva de forma sustentada e equilibrada. E é esta experiência que queremos partilhar na assembleia-geral, esperando que doravante a federação possa além de apostar mais na formação, fazer um melhor acompanhamento aos programas de massificação que estão a ser desenvolvidos em todas as províncias”, frisou.