Africa Basquetebol

12 maio 2011

ANGOLA : Petro de Luanda supera Libolo


A formação do Atlético Petróleos de Luanda continua imparável na “Final Four” da 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket). Ontem, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, a equipa do eixo-viário vergou o Recreativo do Libolo por 89-76, com os favoráveis 49-43, ao cabo dos primeiros 24 minutos. Bem apoiados pela claque proveniente do munícipio de Cacuaco, os petrolíferos da capital não tiveram dificuldades em bater o representente da vila de Calulo, que averbou a sua terceira derrota na “Final Four”.

Liderados pelos norte-americanos Roderik Nealy e Cedrick Issom, a equipa petrolífera esteve muito bem tanto a defender, como a atacar, ao contrário do seu adversário que, diga-se, ressentiu-se da ausência do norte-americano, Reggie Moore, que testemunhou o desaire do seu conjunto na bancada. Certo na circulação da bola em todas as áreas de jogo e eficientes no ataque, o Petro de Luanda teve o domínio das operações, fundamentalmente, nos dois primeiros períodos. Miguel Kiala, poste dos petrolíferos da capital, “aproveitou” a ausência de Reggie Moore e brilhou debaixo das tabelas, onde foi o rei dos resslatos.

Em desavantagem de 22 pontos à entrada do derradeiro período, os pupilos de Raul Duarte com uma defesa homem a homem pressionante, tentaram inverter o placard mas, os “miúdos” de Alberto Babo souberam manter a serenidade até ao apito final. Miguel Kiala, do Petro, e Simão Santos, do Libolo, foram os melhores marcadores da partida, com 17 pontos cada. Kiala, que teve 40 de valorização foi também o rei dos ressaltos, com 20, sendo onze defensivos e nove ofensivos. O Petro lidera a “Final Four”, com 8 pontos, seguido do 1º de Agosto e Libolo, ambos com seis, ao passo que o Interclube somou o seu quinto ponto. A competição reata amanhã, quinta-feira, com os aliciantes Petro-1º de Agosto e Libolo-Interclube.

D`Agosto
vence à tangente

A jogar no reduto alheio, a formação do Interclube voltou a assustar ontem, no Pavilhão do Codenm, o campeão nacional em título (1º de Agosto), que venceu à tangente por 85-82, numa das partidas de destaque da primeira jornada da segunda volta da “Final Four. A maior maturidade competitiva dos jogadores da equipa militar voltou a ser determinante no desafio, quando a um minuto do fim da partida a formação da Polícia perdia apenas por um ponto de diferença (83-82).

O internacional angolano, Felizardo Ambrósio, poste, e o cabo-verdiano, Mário Correia, extremo base, trataram de alargar a vantagem (85-82) para o desalento do técnico José Carlos Guimarães. A partida foi marcada pelo signo de equilíbrio, com as duas equipas a exibirem-se ao mais alto nível. Os militares conseguem desta forma, a sua segunda vitória na “Final Four”, somando agora seis pontos na tabela classificativa. MC

Declarações
dos técnicos

Alberto Babo (Petro)
“Trabalhos muito bem”

O técnico português ao serviço do Atlético Petróleos de Luanda, Alberto Babo, voltou a dar os parabéns aos seus jogadores pela determinação demonstrada na partida de ontem, frente ao Libolo. “A minha equipa trabalhou bastante e acredito que merecemos a vitória. Fois apenas mais uma vitória, temos ainda muito caminho para percorrer, por isso, temos que manter a mesma determinação em todos os jogos”, disse.

Raul Duarte (Libolo)
“Estivemos mal na defesa”

Por seu turno, Raul Duarte, técnico principal do Recreativo do Libolo do, reconheceu que a sua equipa esteve mal a defender principalmente no primeiro quarto, situação muito bem aproveitada pelo seu adversário. “Estivemos mal na defesa, fundamentalmente, no primeiro período. Tentamos melhorar no segundo quarto mas voltamos a cometer os mesmos erros no terceiro período. Nada ainda está perdido, vamos continuar a trabalhar para os próximos desafios”, referiu.

Ficha técnica
Pavilhão do Principal: Cerca de duas mil pessoas
Arbitragem: Domingos Simão, Osvaldo Neto e Iracelmo Pinto
Petro: Braúlio Morais (3), Roderick Nealy (11), Roberto Fortes (8), Paulo Barros (7), Paulo Santana (5), Miguel Kiala (17), Cedrick Issom (16), Hélder Gonçalves (2), Wladimir Pontos (0), Hermenegildo Mbunga (7), Idelfonso Kiteculo (0), Carlos Morais (13).
Treinador: Alberto Babo
Libolo: Domingos Bonifácio (10), Olímpio Cipriano (13), Francisco Sousa (0), Edson Ndoniema (9), Mayzer Alexandre (0), Abdel Moussa Bouckar (4), Simão Santos (17), Leonel Paulo (14), Abdel Gomes (0), Feliciano Camacho (0); Milton Barros (4), Edgar Chocolate (5).
Treinador: Raul Duarte
Marcha do marcador: 33-21, 49-43, 73-51, 89-76