Africa Basquetebol

03 abril 2011

ANGOLA : Interclube inicia fase de grupos com vitória sobre Sporting


O Interclube deu um passo importante na corrida pelo título nacional ao vencer, ontem, à noite, no seu reduto, por 90-61, o Sporting de Cabinda, em partida pontuável para a primeira jornada do grupo B do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior masculino (BAI Basket). Os amantes da “bola ao cesto” foram brindados por uma partida em que ambos os planteis evidenciaram melhorias do ponto de vista estrutural, porém, a equipa da Polícia Nacional, a jogar diante do seu público e boa interpretação das ordens baixadas por José Carlos Guimarães, foi capaz de aniquilar a maior parte das investidas dos pupilos de Alberto de Carvalho “Ginguba”, através do eficiente dispositivo de defesa à zona, que actuava em sincronização com a vertente ofensiva.

A rapaziada vinda da província mais ao Norte do país teve o seu melhor desempenho no quarto inicial, quando Henrique Babo, Carlos Quibato e Walter Monteiro violavam, com alguma facilidade a tabela do adversário, mas não foram capazes de manter a atitude, uma vêz que os donos de casa inverteram o quadro com a correcção das falhas defensivas e maior audácia no ataque.

O técnico principal do Sporting de Cabinda, Alberto de Carvalho “Ginguba” mostrou que a sua equipa está em franco desenvolvimento ao apresentarem-se bem disciplinados tanto no ataque como na defesa, mas do ponto de vista físico o plantel pautou pelo forte desgaste, razão pela qual o marcador foi dilatado paulatinamente com os quartos: 21-16, 50-28, 71-38 e 90-61.

Outros resultados
Ainda ontem, o 1º de Agosto venceu no pavilhão do Rio Seco o Atlético Sport Aviação (ASA) por 100-87; Sporting de Luanda bateu o Vila Estoril por 85-61; Santos derrotou a Universidade Lusíadas por 69-64, ao passo que o jogo entre o Petro de Luanda e o Libolo ficou adiada por falta de espaço.

Espectáculo impede partida
Petro de Luanda e R.Libolo

O jogo entre o Petro de Luanda e o Recreativo do Libolo, previamente, marcado para ontem, à noite, no pavilhão principal da Cidadela Desportiva, foi adiado para dia 12 do presente mês por indisponibilidade do referido recinto. Pontuável para a primeira jornada do grupo A, o encontro foi inviabilizado, porque o pavilhão da catedral do desporto angolano foi alugado para a realização de um espectáculo musical, facto que deixou os amantes da modalidade indignados.

As pessoas que se deslocaram ao local lamentaram o facto de não terem sido informados, motivo que criou transtornos nas suas vidas privadas e consideram que o desporto não pode ser interferido por eventos do âmbito cultural. O Jornal dos Desportos procurou saber a opinião dos dois técnicos, os quais se mostraram agastados, mas ambos afirmaram estar compenetrados ao dizerem, “que temos de nos conformar e continuar a trabalhar para que as equipas estejam melhor preparadas para o desafio”. Hélder Jeremias