Africa Basquetebol

15 agosto 2010

CABO VERDE : Kula acusa adeptos do ABC de agressão

– Caso remetido à Judiciária

Kula Monteiro, o treinador da equipa de basquetebol da Académica do Mindelo, não tenciona deixar barato as agressões que ele e os seus atletas sofreram na cidade da Praia, no jogo contra a formação do ABC, a contar para a final do campeonato nacional de sub-18. De regresso à cidade do Mindelo, o técnico da Micá garantiu que vai levar o caso às instâncias competentes com o único objectivo de contribuir para a erradicação da violência dos recintos desportivos.
“Quero deixar claro que não estou a agir contra o clube ABC, que tem feito um excelente trabalho com os escalões jovens em basquetebol. Mas fomos covardemente agredidos e isso não pode ficar impune, por isso o assunto já foi relatado à PJ e vamos a outras instâncias, se preciso”, salienta Kula, cuja equipa sagrou-se campeã nacional de basquetebol sub-18 masculino, após derrotar o ABC da Praia por uma margem de três pontos. Essa derrota, pelos vistos, não caiu no agrado de alguns elementos da equipa adversária, que agrediram o treinador da Académica e o seu técnico adjunto. Um dos agressores, segundo Kula, foi Peter Barbosa, treinador dos encarnados da Capital.

Já na véspera do referido encontro, acrescenta a nossa fonte, elementos supostamente afectos ao ABC garantiram‑lhes que iriam “apanhar” caso vencessem a final. “Houve tumultos quando o jogo terminou, levei os meus jogadores para um local seguro mas, quando saímos do recinto, deparamos com adeptos do ABC que estavam escondidos e à nossa espera, entre eles o treinador do ABC, Peter. Um deles, um indivíduo com quase dois metros de altura, disparou um soco no rosto de um dos meus jogadores, que perdeu os sentidos e ficou a sangrar. Se não fosse a intervenção de Peter, o meu atleta teria batido com a cabeça no chão”, prossegue Kula, acrescentando que tentaram ainda agredir o melhor jogador do torneio, Jason Correia, dentro de um carro. Estas ocorrências, garante o técnico, são do conhecimento da Federação de Basquetebol e da própria Polícia Judiciária.

Abordado sobre esta questão, Peter Barbosa admitiu ter dado um empurrão ao treinador Kula, num momento de raiva, e aproveitou a oportunidade para lhe pedir desculpas. “Reconheço que tive um gesto pouco feliz. Fiquei chateado porque Kula influenciou a arbitragem num momento crucial do jogo, mas reconheço que isso não justifica a minha atitude”, diz Peter, para quem Kula terá que provar a intervenção dos alegados adeptos do ABC nas cenas de pancadaria. “Eu estava presente no momento em que agrediram um dos jogadores da Académica na rua e impedi que ele embatesse com a cabeça no chão. Aquilo foi tão rápido que não deu para se saber com certeza quem fez isso”, acrescenta Peter, que admitiu ter enfrentado um adversário de peso na final do campeonato sub-18.

KzB