Africa Basquetebol

11 agosto 2010

ANGOLA : Armando Costa pode continuar no Rio Seco


O presidente de direcção do 1º de Agosto, Raul Hendrick, seguiu ontem viagem para Lisboa, Portugal, em visita privada, onde vai aproveitar abordar o internacional angolano, Armando Costa, que se encontra naquele país ibérico a recuperar de uma intervenção cirúrgica a que foi submetido ao joelho esquerdo, no sentido de renovar o seu vínculo contratual com o Clube Central das Forças Armadas Angolanas, segundo apurou o Jornal dos Desportos de uma fonte afecto a equipa do Rio Seco.

De acordo com a nossa fonte, a direcção do 1º de Agosto, liderada pelo Raul Hendrick, pretende prorrogar o vínculo contratual do internacional angolano por um período de dois a três anos.

"O Armando Costa é um atleta imprescindível na nossa equipa, daí que, a direcção do clube está fortemente engajado para que o atleta prorrogue o seu vínculo contratual para dois ou três anos", asseverou a nosso fonte.

O base do 1º de Agosto e da Selecção Nacional, de 26 anos idade, recupera satisfatoriamente da intervenção cirúrgica a que foi submetido ao joelho esquerdo a sensivelmente dois meses e será uma das ausências notáveis dos Deca-campeões Africanos da "bola ao cesto" que de 28 do mês em curso a 12 de Setembro do próximo mês, vão disputar a XVI edição do Campeonato do Mundo da modalidade, a decorre na Turquia.

Segundo ainda a nossa fonte, contrariamente ao que se tem tido, a direcção do Clube Central das Forças Angolanas assumiu na totalidade o tratamento do internacional angolano, Armando Costa, tendo reconhecido que alguns problemas burocráticos fizeram com que a transferência dos sete mil Euros para Lisboa fosse feito não tempo programado.

"A direcção do clube assumiu na totalidade o tratamento do atleta, pese embora a transferência dos valores tivesse acorrido não nos prazos estabelecidos devido a problemas burocráticos. Portanto, não corresponde a verdade as informações segundo as quais o atleta está atirado a sua sorte em Lisboa e que a direcção do clube nada faz", assegurou.

Armando Costa que ingressou no Clube Central das Forças Armadas Angolanas em 2005, após a sua estreia no Campeonato Africano das Nações de Basquetebol em seniores masculinos, vulgo Afrobasket, prova disputada em Argel, capital da Argélia, termina o seu vínculo contratual com a agremiação militar a 01 de Setembro próximo.

Quanto a integração do extremo base Carlos Morais na equipa militar para a temporada desportiva 2010/2011, a nossa fonte afirmou que nunca houve contactos entre a direcção do 1º de Agosto e o atleta até porque o internacional angolano ainda tem contrato com o Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul.

Deca-campeões já
respiram ares de Itália

Os Deca-campeões Africanos da "bola ao cesto" já respiram os ares da Itália, palco da etapa derradeira de preparação, tendo em vista o Campeonato do Mundo de basquetebol em seniores masculinos, competição a decorrer de 28 do mês em curso a 12 de Setembro próximo, na Turquia.Depois de ter conquistado o segundo lugar no Torneio Internacional denominado Super Quatro, prova disputada na
República Federativa do Brasil, a pré-selecção nacional vai agora realizar as últimas correcções, antes de rumar para o palco da competição.De acordo com a programação da direcção Técnica da Federação Angolana de Basquetebol a que o Jornal dos Desportos teve acesso, o combinado nacional fará quatro jogos de controlo com algumas equipas europeias.

Angola está inserida no Grupo A do mundial juntamente com as selecções da Sérvia, com quem se estreia a 28 do mês em curso, Argentina, Alemanha, Austrália e Jordânia. No Grupo B estão as selecções do Brasil, Croácia, Irão, Tunísia, Eslovénia e EUA. China, Cote d`Ivoire, Grécia, Rússia, Porto Rico e Turquia fazem parte do Grupo C, ao passo que no Grupo D estão as selecções do Canadá, França, Líbano, Lituânia, Espanha e Nova Zelândia.