Africa Basquetebol

12 agosto 2010

ANGOLA : Falta de jogos, preocupa a equipa técnica e jogadores

Contrariamente ao anunciado, a pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos que projecta em Milão, Itália, a última etapa de preparação para o Campeonato do Mundo da Turquia, a decorrer de 28 do mês em curso a 12 de Setembro próximo, não tem até ao momento confirmado qualquer jogo de controlo em terras milanesas, segundo apurou o Jornal dos Desportos de Paulo Macedo, seleccionador adjunto dos Deca-campeões Africanos.

Em conversa mantida ontem via telefone com o ex-internacional angolano, agora nas vestes de seleccionador adjunto, Paulo Macedo assegurou que esta situação está a provocar no seio dos atletas uma onde de insatisfação já que para além da falta de jogos a componente financeira está igualmente em falta.

"Lamentavelmente até ao momento não temos confirmado qualquer jogo de controlo e como deve compreender a situação está a ser difícil para nós, técnicos, cumprirmos o nossa plano de preparação para o Campeonato do Mundo que está praticamente às portas.

Outro aspecto que está igualmente a desmotivar o grupo prende-se com problemas administrativos concretamente a componente financeira",asseverou um dos adjuntos de Luís Magalhães, português que comanda os Deca-campeões Africanos.

Apesar destes constrangimentos, Paulo Macedo mostrou-se optimista na resolução dos problemas nos próximos dias, para que a pré-selecção nacional prossiga sem grandes sobressaltos a sua preparação para o mundial da Turquia que arranca a 28 do mês em curso.Ainda de acordo com o seleccionador adjunto, o grupo respira de boa saúde.

"Felizmente o grupo respira boa saúde e todos têm dado o seu melhor para estarem nos 12 que seguirão viagem para a Turquia", asseverou Paulo Macedo.Angola figura no Grupo A com as selecções da Sérvia, Argentina, Alemanha, Austrália e Jordânia, de Mário Palma, ex-seleccionador dos Deca-campeões Africanos.

A Selecção Nacional vai disputar a fase preliminar da XVI edição do Campeonato do Mundo na cidade da Kayseri.Em caso de passagem para a fase seguinte, o combinado nacional vai disputar os seus jogos em Istambul.

Seleccionador nacional
trabalha para última filtragem

Quando estamos a 16 dias do arranque da XVI edição do Campeonato do Mundo de Basquetebol em seniores masculinos que se disputa na Turquia, o seleccionador nacional, Luís Magalhães, intensifica os trabalhos de preparação da pré-selecção nacional que se encontra desde quarta-feira última em Milão, Itália, de modos a fazer a última filtragem dos 12 basquetebolistas que vão representar o país na maior cimeira desportiva a nível da "bola ao cesto".

Com cinco jogos de controlo já realizados, três nos estados Unidos da América, palco da segunda etapa do estágio pré-competitivo dos Deca-campeões Africanos, dois na República Federativa do Brasil, tendo conseguido quatro vitórias e averbado apenas uma derrota, por sinal pesada, frente ao poderoso Brasil (89-59), os pupilos de Luís Magalhães preparam nesta altura com todo o cuidado, os últimos quatro amistosos, antes de rumarem ao palco da XVI edição do Campeonato do Mundo da modalidade.

Ontem, na primeira sessão de trabalhos em terras milanesas, depois da desgastante viagem – Brasília/Milão – os Deca-campeões Africanos realizaram um treino conjunto que se baseou na recuperação física dos pré-seleccionados.

Hoje, estão previstas duas sessões de treinos, onde o seleccionador nacional vai aprimorar os aspectos técnico e táctico com principal realce para as jogadas de contra ataque, as defesas homem a homem e zona, para além dos bloqueios para permitir que os postes ganhem os ressaltos.

Eis os catorze atletas que trabalham às ordens de Luís Magalhães:
Miguel Lutonda, Eduardo Mingas, Felizardo Ambrósio, Joaquim Gomes "Kikas", Olímpio Cipriano, Leonel Paulo, Roberto Fortes, Divaldo Bunga, Yanick Moreira, Filipe Abraão, Domingos Bonifácio, Carlos Almeida, Carlos Morais e Vladimiro Ricardino.MC