Africa Basquetebol

10 agosto 2010

ANGOLA : Deca-campeões Africanos cumprem última etapa do estágio


A pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos que projecta a sua participação no Campeonato do Mundo da modalidade, a disputar-se na Turquia, desembarca hoje, na Itália, proveniente da República Federativa do Brasil, a fim de cumprir a etapa derradeira do seu estágio pré-competitivo, antes de rumar para o local da competição.

Na Itália, os Deca-campeões Africanos da "bola ao cesto" vão realizar mais quatro jogos de preparação, onde o seleccionador nacional, Luís Magalhães, vai procurar limar as últimas arestas de modos a formar um grupo coeso, antes de pisar o solo turco.

Dos cinco jogos disputados até aqui, três nos Estados Unidos da América e dois na República Federativa do Brasil, os Deca-campeões Africanos que a par da Côte d’Ivoire e Tunísia serão os embaixadores do continente berço da humanidade, somaram quatro vitórias, tendo averbado apenas uma derrota, diante da forte selecção do Brasil que vai competir no mundial da Turquia no Grupo B, ao lado das selecções dos Estados Unidos da América, Croácia, Eslovénia, Irão e Tunísia.

Já com o grupo dos doze atletas que seguirão viagem para a Turquia praticamente definido, visto que Yanick Moreira, poste, de 2.10 m, 19 anos de idade, e Divaldo Mbunga, igualmente poste de 2,06 m, 25 anos, serão os próximos basquetebolistas a deixarem o combinado nacional.


Saldo Positivo nos
EUA e Brasil

No seu primeiro teste a doer, frente ao Brasil, selecção que possui quatro jogadores que actuam na melhor Liga do mundo (NBA), a pré-selecção nacional deixou a impressão de que muito ainda há por fazer, quando estamos a menos de três semanas para o arranque da festa da "bola ao cesto".

No teste diante da República Federativa do Brasil para a final do torneio Super Quatro, ficaram evidenciadas as fragilidades quer defensivas quer ofensivas do combinado nacional que tenciona melhorar o nono lugar alcançado no Campeonato do Mundo disputado no Japão, em 2006.

Em quarenta minutos, os Deca-campeões Africanos marcaram apenas 59 pontos, tendo sofrido 89.Depois dos resultados alcançados nos Estados Unidos da América, onde superavam sempre a casa dos 100 pontos, esperava-se muito mais do combinado nacional que se classificou na segunda posição do referido torneio.Em cinco jogos realizados, a pré-selecção nacional marcou 471 pontos e sofreu 402, tendo por isso, conseguido um saldo positivo de 69.

Carlos Morais e Eduardo Mingas
foram os mais utilizados na Super Four

Carlos Alcântra Morais, extremo base, Eduardo Fernando Mingas, poste, e o extremo base Olímpio Cipriano foram os atletas mais utilizados durante o Torneio Internacional denominado Super Four, prova disputado na República Federativa do Brasil, de sete a nove do mês em curso, e ganha pelo Brasil que derrotou na final a selecção de Angola, por 89-59.

Os atletas acima referenciados em duas partidas disputadas actuaram 47, 46 e 40 minutos respectivamente.Carlos Morais e Olímpio Cipriano também foram os mais produtivos dos Deca-campeões Africanos, com 25 e 24 pontos respectivamente, obtendo uma média de 12,5 e 12,0 pontos por jogo.

Logo a seguir ao trio formado por Carlos Morais, Eduardo Mingas e Olímpio Cipriano estão Divaldo Mbunda, dois jogos, 35 minutos e 12 pontos, Roberto Fortes, dois jogos, 34 minutos, 17 pontos, Felizardo Ambrósio, dois jogos, 34 minutos, 15 pontos, Vladimir Ricardino, dois jogos, 31 minutos, sete pontos, Miguel Lutonda, dois jogos, 28 minutos, seis pontos, Domingos Bonifácio, dois jogos, 27 minutos, cinco pontos, e Carlos Almeida, dois jogos, 22 minutos, cinco pontos

Os "estreantes" Leonel Paulo, poste, e Filipe Abraão, extremo, foram os atletas menos utilizados pelo seleccionador nacional, Luís Magalhães.

Leonel Paulo efectuou uma partida, tendo actuado 16 minutos e anotado apenas quatro pontos. Já Filipe Abraão que fez igualmente uma partida actuou apenas um minuto.O poste Divaldo Mbunga foi o mais faltoso dos Deca-campeões Africanos da "bola ao cesto", com quatro faltas.