Africa Basquetebol

15 agosto 2010

ANGOLA : Deca-campeões em dia de repouso


A pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos que projecta em Milão, Itália, a última etapa do seu estágio pré-competitivo visando o Campeonato do Mundo da modalidade, a disputar-se de 28 do mês em curso a 12 de Setembro próximo, na Turquia, cumpre hoje a sua primeira folga.

Desde quarta-feira em Milão, os Deca-campeões Africanos estão a debater-se com alguns problemas relaccionados fundamentalmente com a falta de jogos de controlo, numa altura em que faltam treze dias para o arranque da XVI edição do Campeonato do Mundo da "bola ao cesto" que será jogado em quatro cidades da Turquia, isto na fase preliminar. Ontem, na última sessão de treinos da semana, os pupilos de Luís Magalhães voltaram a rever os aspectos técnicos e tácticos com principal realce para as jogadas combinadas, explorando sempre o tempo de ataque.

A defesa, priincipal arma dos Deca-campeões Africanos a par do jogo exterior, têm merecido atenção especial do trio de treinadores. A semana que hoje inicia passa a ser decisiva para os Deca-campeões Africanos, no que aos jogos de controlo diz respeito, em virtude do aproximar da data do arranque do certame.

Até ao momento a pré-selecção nacional realizaou apenas dois jogos de controlo, frente ao Brasil e Chile, no Torneio Internacional Super Quatro, disputado na República Federativa do Brasil, ao passo que os outros três disputados nos Estados Unidos da América, frente a um misto de Los Angeles, serviram apenas para recrear o combinado nacional, segundo fez saber o seleccionador nacional, Luís Magalhães.

Das 24 selecções que estãrão no mundial da Turquia, Angola é nesta altura a única com menos jogos de controlo, para a tristeza dos técnicos e jogadores que começam já a questionar os objectivos traçados pela direcção da federação, liderada por Gustavo da Conceição, que passa pela melhoria do nono lugar alcançado no mundial do Japão, em 2006. Angola está no Grupo A juntamente com as selecções da Sérvia, com quem se estreia a 28 do mês em curso, Argentina, Alemanha, Austrália e Jordânia, de Mário Palma, ex-seleccionador nacional.

O combinado nacional disputa a fase preliminar do mundial na cidade de Kayseri. As equipas dos grupos A e B que transitarem para a fase seguinte disputarão os seus jogos em Istambul. Eis os 14 atletas que trabalham às ordens de Luís Magalhães: Miguel Lutonda, Eduardo Mingas, Felizardo Ambrósio, Joaquim Gomes "Kikas", Olímpio Cipriano, Leonel Paulo, Roberto Fortes, Divaldo Bunga, Yanick Moreira, Filipe Abraão, Domingos Bonifácio, Carlos Almeida, Carlos Morais e Vladimiro Ricardino.