Africa Basquetebol

04 julho 2010

ANGOLA : Trovoada crítica trabalho dos árbitros durante o Nacional


O técnico da formação sénior masculina de basquetebol do Clube Desportivo da Huíla, Emanuel Trovoada, disse na cidade do Lubango que a arbitragem foi o elo mais fraco durante a disputa do recém terminado Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, denominado BAI Basket.

Emanuel Trovoada referiu que esse assunto constituiu um dos pontos mais badalados ao longo da competição por parte dos técnicos devido a certas condutas dos árbitros. “A arbitragem é um ponto que se falou muito durante o campeonato. Segui atentamente o Grupo A, que foi integrado pelas equipas que lutaram para à conquista do título e todos os técnicos falaram da arbitragem”, disse.

O técnico de basquetebol do Desportivo da Huíla defendeu a necessidade do órgão reitor da modalidade no país criar condições boas para que os árbitros possam ter um salário condigno, ser observados e castigados. De acordo com Emanuel Trovoada, se os treinadores e jogadores quando cometem erros são alvo de sanções, o mesmo deveria acontecer com os árbitros. “Então cabe a federação, porque tem órgãos competentes para fazer isso, para que possamos ter um campeonato cada vez mais competitivo e que seja transparente.

Que ninguém possa dizer fui jogar ai e fiquei prejudicado pelo árbitro””, argumentou. Trovoada disse ainda que os árbitros são uma componente do jogo. Mas, os grandes obreiros dos jogos são os jogadores dentro da quadra. “É por isso que o público sai de casa para ver os jogadores a protagonizar espectáculo e não vêm ver os treinadores nem os árbitros. Por favor que os árbitros deixem que os próprios atletas sejam as estrelas dos campeonatos”, desabafou.

Emanuel Trovoada adiantou que os treinadores, comissários, árbitros, entre outros fazem simplesmente parte da participação do jogo. Acrescentou que é isso que se tem que fazer de modo a “darmos o nosso contributo para que Angola seja cada vez mais forte em todos os sentidos. Já o é em termos de selecção, mas também na arbitragem e noutros factores tem que ser assim. Esta é a minha opinião”, sublinhou.

De salientar que a formação do 1º de Agosto foi a campeã da XXXII edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, também designado BAI Basket.

Federação cria condições para os deca-campeões africanos

A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) tem as condições criadas para o arranque amanhã, segunda-feira, dos trabalhos de preparação da Selecção Nacional sénior masculino, tendo em vista a sua participação no Campeonto do Mundo da “bola ao cesto”, a disputar-se de 28 de Agosto a 12 de Setembro do ano em curso, na Turquia, segundo fez saber uma fonte federativa.

“Como é do vosso conhecimento, existem várias selecções a se prepararem visando os seus compromissos internacionais desde os sub-16, sub-17, sub-18 para além da Selecção A que projecta o mundial da Turquia. Apesar das nossas limitações, no que as finanças dizem respeito conseguimos criar excelentes condições de trabalho para a selecção principal como de resto tem acontecido nos últimos tempos”, assegurou a nossa fonte que preferiu anonimato.

O primeiro micro-ciclo de preparação vai decorrer no país, devidido entre as províncias de Cabinda, Benguela e Luanda. No Campeonato do Mundo Angola figura no Grupo A juntamente com as selecções da Argentina, Sérvia, com quem se estreia a 28 de Agosto, Austrália, Alemanha e a Jordânia.

Melo Clemente.