Africa Basquetebol

09 julho 2010

ANGOLA : Deca-campeões africanos cumprem sexta sessão de treinos


A pré-selecção nacional sénior masculina de basquetebol realiza hoje de manhã, no Pavilhão do Sporting Clube Petróleos, em Cabinda, mais uma sessão de treinos no quadro da sua preparação para o Campeonato do Mundo da modalidade, a disputar-se na Turquia, de 28 de Agosto a 12 de Setembro do ano em curso.

Esta é a sexta sessão de treinos, do curto estágio de cinco dias que o conjunto nacional realiza em terras do Maiombe. Ontem, a equipa técnica comandada pelo português Luís Magalhães, orientou os trabalhos que consistiram em movimentações defensivas e ofensivas sem bola, além dos bloqueios aos extremos. Os jogadores da pré-selecção nacional realizaram, igualmente, um jogo livre com saída em contra-ataque e lançamentos de curta e longa distância.

O moral do grupo é bastante elevado, onde é notório o empenho dos atletas novos para constarem no lote dos 12 escolhidos para o Mundial da Turquia. No final do treino, o experiente base do 1º de Agosto, Miguel Lutonda, disse que o grupo está a trabalhar arduamente para conseguir realizar uma participação exitosa na competição. Realçou que, apesar dos jogadores estarem ainda na pré-época, o estágio está a ser preparado sem sobressaltos.

“Desde que estou na Selecção e com 18 anos de prática, nunca houve problemas de balneários e todos os que se encontram na selecção sabem o que devem fazer para cumprirmos os objectivos traçados pela equipa técnica e tenho passado a mensagem de muito trabalho para que a equipa seja forte durante a prova”, disse. O extremo-poste Leonel Paulo, da formação do Recreativo do Libolo, referiu que os trabalhos estão a decorrer de forma positiva e o espírito do grupo é elevado, o que pode contribuir para uma boa participação de Angola no Campeonato do Mundo.

“É normal que, nas primeiras semanas de treinos, os trabalhos sejam duros, o que está a permitir os jogadores habituarem-se ao estilo do treinador. O espírito de união é bastante positivo, não temos tido problemas e somos um grupo forte. O importante é colocar os novos jogadores dentro do espírito do grupo e fazer com que eles se adaptam rapidamente ao sistema de grupo e de treinos”, referiu.

Eis a lista dos pré-convocados pelo técnico Luís Magalhães: Miguel Lutonda, Carlos Almeida, Felipe Abraão, Felizardo Ambrósio, Joaquim Gomes “Kikas”, Yanick Moreira, Olímpio Cipriano, Domingos Bonifácio, Leonel Paulo, Divaldo Mbunga, Eduardo Mingas, Roberto Fortes, Miguel Kiala, Paulo Barros, Simão Santos e Valdelício Joaquim.

http://jornaldosdesportos.sapo.ao