Africa Basquetebol

06 julho 2010

ANGOLA : Pré-selecção nacional embarca hoje para Cabinda


A pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos segue viagem está manhã (7h00), para a cidade mais ao norte do país, Cabinda, onde a partir de hoje começa a projectar a sua participação no Campeonato do Mundo da modalidade, a disputar-se na Turquia, de 28 de Agosto a 12 de Setembro do ano em curso.

Contrariamente ao que estava inicialmente programado, o combinado nacional não arrancou ontem com os trabalhos de preparação por motivos operacionais, de acordo com o chefe do departamento das selecções nacionais, Nuno Teixeira."Houve um contra tempo daí que, não conseguimos arrancar hoje (ontem) com os trabalhos de campo no Pavilhão da Cidadela como inicialmente estava previsto.

Pretendemos fazê-lo amanhã (hoje) mas, já na cidade de Cabinda",assegurou o também coordenador dos deca-campeões africanos da "bola ao cesto" para a "operação" Turquia/2010.A pré-selecção nacional permanecerá na província mais ao norte do país, Cabinda até próximo sábado, dia em que regressa à capital do país, Luanda.

O chefe do departamento das selecções nacionais disse por outro lado, que os indispensáveis exames médicos já foram realizados pelo que, a pré-selecção nacional vai apenas aprimorar a condição física, antes de rumar para os Estados Unidos da América, palco do primeiro estágio pré-competitivo.

A delegação angolana parte para os Estados Unidos da América a 12 do mês em curso, e permanecerá naquele país, até ao dia 28, rumando para a República Federativa do Brasil, no dia 29.Os deca-campeões africanos partem depois para Itália, isto a dez de Agosto, onde darão por concluído o estágio pré-competitivo.

A comitiva angolana escala no palco da competição no dia 24 de Agosto.Angola está inserida no Grupo A juntamente com as selecções da Sérvia, com quem se estreia a 28 de Agosto, Argentina, Alemanha, Austrália e Jordânia.

Eis a lista completa da pré-selecção: Miguel Lutonda, Carlos Almeida, Felizardo Ambrósio, Vladimir Ricardino, Joaquim Gomes "Kikas", Felipe Abraão e Yanick Moreira (1º de Agosto); Olímpio Cipriano, Domingos Bonifácio, Leonel Paulo ( Recreativo do Libolo); Divaldo Mbunga, Eduardo Mingas, Roberto Fortes, Miguel Kiala ( Petro), Paulo Barros (Promade Misto de Cabinda), Simão Santos (ASA) e Valdelício Joaquim, atleta que milita numa das universidades dos Estados Unidades da América.

Deca-campeões africanos
disputam quadrangular no Brasil


Angola vai disputar um quadrangular na República Federativa do Brasil, no âmbito da sua preparação visando o Campeonato do Mundo de Basquetebol em seniores masculinos, a decorrer na Turquia, de 28 de Agosto a 12 de Setembro do ano em curso.Para além do país anfitrião (Brasil), foram convidadas as selecções do Uruguai e Venezuela, segundo fez saber o chefe ddepartamento das selecções nacionais, Nuno Teixeira.

Valdelício Joaquim interga o grupo nos EUA


Valdelício Joaquim, um dos convocados do português Luís Magalhães, para o Campeonato do Mundo da Turquia, a decorrer de 28 de Agosto a 12 de Setembro, juntar-se-á ao grupo de trabalhos nos Estados Unidos da América, país onde se encontra a formar-se.

De acordo com Nuno Teixeira, chefe do departamento das selecções nacionais, por razões académicas não será possível o atleta integrar já o grupo que hoje começa a projectar a "operação" Turquia em Cabinda."Em principio o Valdelício Joaquim deve juntar-se ao grupo quando a pré-selecção se deslocar aos Estados Unidos da América. Neste momento o atleta está em provas", esclareceu Nuno Teixeira.

D`Agosto felicita equipa campeão nacional


Pela conquista do 16º título de campeão nacional de basquetebol sénior masculino, direcção do clube militar, liderado por Raul Hendrick, endereçou uma menção honrosa, pelo brilhantismo, dedicação, espírito de sacrifício demonstrada pelos tri-campeões nacionais no Campeonato Nacional da modalidade.

Cabe-me, portanto, enaltecer o espírito de guerreiros, elevado profissionalismo e amor ao D'Agosto, ao ponto de ultrapassarem as adversidades que ao longo da época atravessamos, resultante da crise financeira cujas repercussões, mesmo assim, não permitiram que deixassem em mãos alheias, o prestígio que têm vindo a granjear ao longo dos anos, com trabalho, muito empenho e saber fazer, só visível em grandes estrelas mundiais e universais, demonstrando assim que, no Desporto, nem sempre o dinheiro é tudo", lê-se no comunicado.