Africa Basquetebol

05 julho 2010

ANGOLA : Deca-campeões africanos arquitectam : Operação Turquia


A pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos concentra-se hoje, segunda-feira, ao fim da manha, no Pavilhão Principal da Cidadela, a fim de dar início aos trabalhos de preparação tendo em vista a sua participação no Campeonato do Mundo da Turquia, a disputar-se de 28 de Agosto a 12 de Setembro do ano em curso.

Os pré-seleccionados do português Luís Magalhães, que vai conduzir os destinos dos deca-campeões africanos da “bola ao cesto” até ao Campeonato Africano das Nações de Basquetebol, vulgo Afrobasket, vão tomar conhecimento do programa de preparação que os vai levar ao Campeonato do Mundo da modalidade, a decorrer na Turquia.

De acordo com o programa de preparação a que o Jornal dos Desportos teve acesso, os indispensáveis exames médico vão dominar a primeira semana de preparação da equipa nacional que estará pela sexta vez numa fase final de um Campeonato do Mundo, depois de Espanha/86, Argentina/90, Canadá/94, Estados Unidos da América/2002 e Japão/2006.

Após a conclusão dos exames médicos, os deca-campeões africanos que figuram no Grupo A do mundial juntamente com as selecções da Sérvia, com quem se estreia a 28 de Agosto do ano em curso, Argentina, Austrália, Alemanha e Jordânia seguirá viagem para a província mais ao norte do país, Cabinda, onde dará sequência aos trabalhos de preparação.

Depois, o combinada nacional, que terá como treinadores adjuntos Paulo Macedo e Wlater Costa, ambos ex-internacionais angolanos, ruma para a cidade das Acácias Rubras, Benguela. O luso Luís Magalhães que pelo segundo ano consecutivo dirige os destinos da selecção mais titulada do continente berço da humanidade (dez títulos) prometeu fazer história no mundial da Turquia, melhorando deste modo, o honroso nono lugar alcançado no Campeonato do Mundo do Japão, em 2006, sob batuta do trio de técnicos angolanos constituído na altura por Alberto de Carvalho “Ginguba”, José Carlos Guimarães e Artur Casimiro Barros.

Eis a lista completa: Miguel Lutonda, Carlos Almeida, Felizardo Ambrósio, Vladimir Ricardino, Joaquim Gomes “Kikas”, Felipe Abraão e Yanick Moreira (1º de Agosto); Olímpio Cipriano, Domingos Bonifácio, Leonel Paulo ( Recreativo do Libolo); Divaldo Mbunga, Eduardo Mingas, Roberto Fortes, Miguel Kiala ( Petro), Paulo Barros (Promade Misto de Cabinda), Simão Santos (ASA) e Valdelício Joaquim, atleta que milita numa das universidades dos Estados Unidades da América.

Entretanto, Luís Costa e Adolfo Quimbamba, ambos por opção técnica, e Armando Costa, por lesão, atletas que conquistaram o Afrobasket da Líbia, ficaram de fora do mundial.

FAB garante estágio
para o cinco nacional

Por formas a garantir uma participação condigna que passa pela melhoria do nono lugar alcançado no Campeonato do Mundo do Japão, disputado em 2006, a Selecção Nacional vai realizar um estágio pré-competitivo nos Estados Unidos da América, Brasil e culminará em França. De acordo com o seleccionador nacional, Luís Magalhães, o combinado nacional realizará oito a dez jogos de controlo antes de rumar para o local da competição. MC